03 de dezembro: Dia Internacional do Portador de Deficiência

03 de dezembro: Dia Internacional do Portador de Deficiência

O objetivo desta data é de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental. Também procura conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. A principal ideia do dia 03 de dezembro é refletir os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todos que possuem algum tipo de deficiência.

O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

 

Tipos de deficiência

Deficiência física

Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Pode ser paraplegia, tetraplegia, tetraparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, entre outras.

Deficiência auditiva

Perda bilateral, parcial ou total da audição.

Deficiência visual

Pode corresponder a cegueira ou baixa visão, por exemplo.

Deficiência mental

Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com limitações em relação às habilidades adaptativas, como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.

Deficiência múltipla

Associação de duas ou mais deficiências.

Pessoa com mobilidade reduzida

Alguém que não chega a ser portadora de deficiência, mas tem, por qualquer motivo, dificuldade permanente ou temporária de movimentar-se. Devido a isso, seu corpo apresenta redução da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.