08 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

08 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Mas o seu cuidado é diário.

Ao contrário do que muita gente pensa, o colesterol não é ruim. Ele é um tipo de gordura necessário para o funcionamento do nosso corpo, ajudando, por exemplo, na síntese dos hormônios sexuais e da digestão, na absorção de vitaminas e lipídios. Mas é importante controlar os seus níveis para evitar problemas de saúde.

Para conscientizar a população e incentivar a prevenção contra os altos índices de colesterol, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Comemorada em 8 de agosto, a data nos lembra da importância de controlar a taxa de gordura no corpo, que pode desenvolver doenças cardiovasculares (DCV), que são uma das maiores causas de mortalidade no Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que essas doenças, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), representaram mais de 30% de mortes no mundo em 2015 e, em países em desenvolvimento, como o Brasil, atingiram mais de três quartos da população.

Nosso sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, conhecido como “ruim”, por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como “bom”, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Doenças como obesidade, pressão alta, diabetes e tabagismo, além do fator hereditário, podem provocar o aumento do colesterol. Para prevenir as doenças cardiovasculares, adote hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e consultas médicas regulares.