10 de julho. Dia Mundial da Saúde Ocular

10 de julho. Dia Mundial da Saúde Ocular

Data ajuda a promover os cuidados com os olhos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de deficiência visual podem ser evitados com prevenção ou tratamento. É pensando nesses números que, em 10 de julho, se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular, data criada para alertar a população sobre as doenças oculares e os cuidados necessários com os olhos. A OMS também alerta que pelo menos 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão, o que pode ser evitado se diagnosticado e tratado com antecedência.

Entre as doenças mais comuns que podem se desenvolver no globo ocular estão as conjuntivites, que são divididas em aguda bacteriana, aguda viral e tracoma. Todas se caracterizam pela vermelhidão, podendo haver secreção e até cegueira no caso do tracoma, que é o tipo mais crônico. Há também a catarata, que é a opacificação do olho, e o glaucoma, que é o aumento da pressão intraocular. A catarata é a causa de 51% dos casos de cegueira do mundo, de acordo com a OMS. No Brasil, é responsável por 550 mil notificações por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Para evitar essas doenças são necessários alguns cuidados que podem ser tomados no dia a dia. Entre eles, evitar coçar os olhos, higienizar a área ao redor dos olhos ao menos uma vez por dia, utilizar óculos escuros em ambientes de muita claridade, remover produtos de beleza antes de dormir, não fumar e controlar a glicose. Além disso, é recomendado visitar regularmente o oftalmologista, tanto para a prevenção quanto para o tratamento dos distúrbios, já que alguns, como a catarata, podem necessitar de cirurgia específica.