29 de agosto. Dia Nacional de Combate ao Fumo.

29 de agosto. Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Mais que uma ação preventiva, um cuidado a ser compartilhado.

É importante ressaltar: os avanços na conscientização sobre os males do cigarro têm sido significativos. Esse hábito não é mais tão naturalizado como há até poucas décadas, a ponto de ser considerado um símbolo de elegância no cinema e na televisão. De fato, é um avanço que o combate ao fumo trouxe a toda sociedade.

 

Os números mostram uma expressiva queda de fumantes no Brasil: pesquisa de 2019 do Ministério da Saúde mostrou que as pessoas com o hábito de fumar passaram de 15,6% da população em 2006 para 9,3% em 2018.

 

Mas ainda há muito a ser feito. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme a instituição, 12,6% de todas as mortes registradas no país são derivadas do tabaco. São, ao todo, 156.216 mortes que poderiam ser evitadas anualmente. Segundo o Dr. Humberto Coelho, cardiologista da Cedae Saúde, “A epidemia do tabagismo representa um dos graus de problema de saúde pública e sabemos que muitos fumantes podem adoecer ou morrer das doenças relacionadas ao consumo do tabaco, como, por exemplo, as doenças cardiovasculares, entre elas: infarto do miocárdio, câncer de pulmão e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).”

 

Por isso, é uma data tão importante e deve ser compartilhada por todos. Ela tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em geral, além de gestores e profissionais de educação e saúde. É um esforço que gera um bem-estar sem tamanho. Um gesto de amor e cuidado que precisa envolver você, sua família, amigos, todos nós.