5 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

5 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

Uma data para comemorar a melhor razão de existir: viver bem.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto e busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde através de práticas educativas, prevenção e hábitos saudáveis.

 

Originalmente, a data celebra o nascimento de Oswaldo Cruz, um dos mais importantes sanitaristas na história do combate às epidemias no Brasil. Ele nasceu no dia 5 de agosto de 1872, faleceu em 11 de fevereiro de 1917 e esteve à frente de grandes realizações da saúde pública brasileira, como a erradicação da febre amarela do Rio de Janeiro ou a reforma do Código Sanitário e a reestruturação de todos os órgãos de saúde e higiene do país. Sua atuação foi tão importante que, ainda em vida, seu nome foi dado ao Instituto Soroterápico Federal, onde tinha sua base de trabalho. Com o tempo, a Fundação Oswaldo Cruz se tornou uma das principais instituições de saúde e ciência no Brasil e do mundo.

 

A respeito da conscientização, o Dr. Ricardo Fernandes, médico do trabalho da Cedae Saúde, reforça: “Saúde é prevenção, por isso é muito importante cultivarmos hábitos saudáveis, tais como dormir pelo menos de sete a oito horas por noite, termos alimentação balanceada, pobre em gorduras e carboidratos, consumir frutas, verduras e hortaliças, não fumar, não beber e praticar exercícios físicos diariamente”.

 

O Dia Nacional da Saúde foi inserido no calendário oficial brasileiro pelo Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.

 

Não deixe de se cuidar. Adote hábitos saudáveis, procure um médico e faça exames de rotina sempre que necessário.