A Importância dos Cuidados Dermatológicos

A Importância dos Cuidados Dermatológicos

Cedae Saúde organizou evento com foco no Dezembro Laranja, sobre prevenção ao câncer de pele.

Muitas pessoas subestimam os impactos do sol, sejam positivos ou negativos, na nossa saúde. Como cuidar nunca é demais, a Cedae Saúde organizou, no último dia 7, uma palestra sobre a importância dos cuidados com a pele para evitar o surgimento do câncer. Apresentado pela médica dermatologista Ana Luiza Barbosa, o evento faz parte da nossa campanha do Dezembro Laranja.

Durante a apresentação, a médica mostrou uma série de imagens contendo pequenas lesões na pele, e foi perguntando a opinião dos participantes: “é benigna ou maligna?”. Para a surpresa de muitos, várias delas eram benignas, mas algumas simples poderiam ser malignas e facilmente confundidas com uma alergia, por exemplo. “Por isso eu estou mostrando essas imagens e reforçando: precisa passar por um especialista para ter o diagnóstico”, afirma Ana Luiza.

O câncer de pele é o mais comum do mundo, superando o de mama e o de próstata, mas às vezes não recebe a atenção necessária. Porém, Ana Luiza acredita que a proteção deva começar ainda na infância. “O uso recorrente de protetor solar nas crianças diminui em 50% a chance de ter um câncer agressivo na vida adulta.”

Prevenir o dano solar é crucial, pois é o principal fator de risco. Além do uso do protetor na quantidade certa (de preferência três dedos da embalagem), utilizar roupas adequadas (especialmente da cor preta) ajudam a melhorar a proteção. Vale lembrar que o dano do sol pode gerar consequências para os anos seguintes, tendo alguns sinais como pele mais áspera e feridas que não cicatrizam.

Dezembro Laranja na Cedae Saúde

Apresentações como essa serão comuns ao longo do mês. Preparamos diversos conteúdos sobre o Dezembro Laranja para apresentar aos nossos colaboradores, inclusive um material informativo, e você pode acompanhar nas nossas redes sociais e no site. Aproveite os dias de sol com mais saúde!