Abre alas consciente

Abre alas consciente

Cuidados importantes durante o carnaval.

Carnaval é sinônimo de festa. Mas é importante tomar alguns cuidados para não sobrecarregar o corpo e poder se divertir de forma saudável e consciente.

Mande água pra ioiô, mande água pra iaiá

O calor e a agitação causam excesso de transpiração. Para se manter hidratado, beba bastante líquido, de preferência, água, sucos naturais e água de coco.

Perna de porco é presunto, mão de vaca é mocotó…

Evite alimentos quentes e gordurosos, que deixam a digestão mais lenta. Antes de sair de casa, faça uma refeição ou um lanche rico em carboidratos para ter bastante energia ao longo do dia. Durante a folia, não deixe de se alimentar, escolhendo opções mais leves e de rápida digestão, como frutas, barrinhas de cereais e sanduíches naturais.

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô… Mas que calor, ô ô ô ô ô ô

Use roupas e fantasias leves e frescas por causa do calor. Também são recomendados acessórios como chapéus, bonés, óculos escuros e guarda-sóis. E não se esqueça de passar protetor solar a cada duas horas.

Você pensa que cachaça é água?

Bebidas alcoólicas fazem parte da folia. Mesmo assim, tome cuidado para não exagerar. O consumo excessivo de álcool pode causar desidratação, mal-estar físico e emocional, além da famosa ressaca. Beba com moderação, intercalando com doses de água e se mantendo bem alimentado para diminuir os efeitos do álcool. Cuidado também com o uso de remédios para a ressaca, que podem provocar gastrite e alterações no funcionamento do fígado. Evite a automedicação. E não se esqueça: se beber, não dirija.

Bota camisinha, bota, meu amor

Sexo sem preservativo pode ser responsável pelo contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Use sempre camisinha. Mas atenção: não é só o sexo que pode transmitir doenças; o beijo também. A mononucleose infecciosa (conhecida como “doença do beijo”) e a herpes labial são contraídas dessa forma.

Dorme, filhinho do meu coração

Nosso corpo precisa de 6 a 8 horas de sono por dia. Tire um tempo para descansar, repor as energias, evitar o esgotamento e a redução da sua imunidade. Não abuse de bebidas energéticas para manter o pique. Elas são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, podem provocar insônia, gastrite e sobrecarregar o organismo. Se sentir o corpo cansado, nada melhor que tirar um cochilo entre um bloco e outro ou dormir algumas horas a mais pela manhã para curtir a folia mais disposto.

Também é recomendado ter atenção aos seus pertences e evitar se separar das suas companhias para não ter surpresas desagradáveis. Não se esqueça de jogar o lixo no lixo e usar sempre os banheiros. Curtindo o carnaval de forma consciente, você se diverte e seu corpo agradece.