Amamentação traz qualidade de vida

Amamentação traz qualidade de vida

A Semana Mundial do Aleitamento Materno busca conscientizar e incentivar essa prática tão crucial para o nosso desenvolvimento

É celebrado, entre os dias 1º e 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), uma das mais importantes etapas do desenvolvimento infantil. A campanha, criada, em 1990, durante evento da Organização Mundial da Saúde com a UNICEF, surgiu para promover os benefícios e estimular a amamentação de crianças até os dois anos de idade. No Brasil, a comemoração foi estabelecida por lei em 2009.

De acordo com o Ministério da Saúde, os benefícios da amamentação são:

– Melhora a digestão e minimiza as cólicas.
– Reduz o risco de doenças alérgicas.
– Estimula e fortalece a arcada dentária.
– Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação.
– Previne e reduz a incidência de doenças infectocontagiosas, inclusive a COVID-19.
– Estimula o contato com a mãe.

Diante da importância da amamentação para o desenvolvimento infantil e fortalecimento de laços maternos, a SMAM busca conscientizar da necessidade do aleitamento exclusivo até os seis meses se estendendo até os dois anos de vida. Para isso, são desenvolvidas reuniões com as comunidades, ações de divulgação em espaço público, palestras e iluminação de locais com a cor dourada – que está relacionada ao padrão ouro do leite materno. O que mostra a importância dessa prática não só no desenvolvimento do organismo dos bebês, mas na relação entre mães e filhos.

Para saber mais sobre os benefícios do aleitamento, fale com seu médico de confiança.