Apesar de comum, deficiência segue sendo tabu

Apesar de comum, deficiência segue sendo tabu

“Superar barreiras para garantir a inclusão” é o tema da Semana Nacional da pessoa com deficiência deste ano

No período entre os dias 21 e 28 de agosto, se comemora a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, campanha anual que acontece desde 1963 e desenvolvida pela APAES (Associação de pais e amigos dos excepcionais). Estabelecida pela lei N° 13.585/2.017, a semana busca conscientizar a sociedade sobre os tipos de deficiência intelectual, gerando integração e rompendo questões do preconceito que pode existir, que é justamente o tema deste ano de 2022: “Superar barreiras para garantir a inclusão”.

A Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) define, em consenso com diversos países, a deficiência intelectual. De acordo com a convenção, “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi contabilizado no Censo 2010 (o mais recente) aproximadamente 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. A cada 100 pessoas, 19 possuem alguma deficiência visual, 7 têm deficiência motora, 5 têm deficiência auditiva e 1 tem deficiência mental. Diante dos imensos desafios de integrá-los à sociedade, a Semana Nacional segue buscando a conscientização para que haja soluções educacionais, urbanísticas, arquitetônicas e tecnológicas para essa população, mas que principalmente haja a superação de preconceitos, especialmente por parte da família.