Autocuidado é a melhor forma de garantir saúde

Autocuidado é a melhor forma de garantir saúde

Série de eventos sobre o Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama, se encerra com palestra da médica Nina Kuperman.

Ao longo do mês, a Cedae Saúde promoveu uma série de eventos referentes ao Outubro Rosa, a maior campanha mundial de conscientização e combate ao câncer de mama. Nesse período, foram realizadas 17 encontros em unidades da CEDAE, Cedae Saúde e PRECE, com os mais diversos especialistas, além de convidados e pacientes que trouxeram uma realidade mais pessoal. A iniciativa faz parte da estratégia da Gerência Médica (GEMED) da Cedae Saúde de promover a prevenção de doenças e o cuidado dos beneficiários e seus dependentes. Três desses eventos realizados na sede da CEDAE foram transmitidos ao vivo, via Teams.

Uma das maneiras de aumentar as chances de ter um tratamento eficaz é a detecção precoce, seja com o autoexame, que consiste no toque e na observação dos seios para identificar possíveis caroços, ou com o exame clínico e a mamografia de rastreio. Para além da conscientização, a Cedae Saúde buscou explorar as abordagens psicológicas que envolvem a doença e incluir os homens na conversa, que muitas vezes não sabem que podem ser afetados.

Pedro Henrique Assunção da Silva Martins, gestor da GEMED da Cedae Saúde, reforça as intenções da campanha. “O objetivo deste trabalho foi de prevenção, informando as formas de diagnóstico e o estilo que a pessoa deve ter, abrangendo também o público masculino. Toda informação concernente à saúde não ficou restrita aos locais em que foram realizadas as palestras”, afirma.

Parte do processo foi remover o preconceito que os homens tinham com a prevenção, já que é comum pensar que o câncer de mama acomete somente mulheres. Dos 66 mil casos que devem ser detectados no Brasil esse ano, 1% é em homens.

A assistente social Ana Cristina Ramos, que apresentou palestras para os colaboradores da CEDAE ao longo do mês, explica a estratégia. “Pedimos que eles entendessem, ouvissem, perguntassem e levassem o conhecimento adiante, que é o que salva vidas. Criamos uma história fictícia, de abordagem simples, que prendeu a atenção deles. Mais conscientes, eles levam a informação mais adiante”, conta.

A enfermeira Betsy Calvert também colaborou com a campanha da Cedae Saúde. Para ela, trabalhos como esse têm potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas, desde que haja acompanhamento. “O dever da medicina preventiva é estimular o autocuidado, a fim de evitar o surgimento ou agravamento de doenças. Nosso constante trabalho é de monitorar todos os inscritos em nossos programas. Além das campanhas mensais com conteúdos estratégicos, envolvendo atitudes e ações que devem ser aderidas por todos aqueles que buscam a saúde e bem-estar, abandonando comportamentos prejudiciais e mantendo uma rotina equilibrada.”

Os hábitos saudáveis que mantemos diariamente acabam sendo as principais formas de se evitar diversos tipos de doenças. É o que reforçou a médica Nina Kuperman, que apresentou a última palestra organizada no dia 27 de outubro. “A prevenção do câncer de mama começa quando nos cuidamos, mantendo o peso adequado e praticando atividades físicas regularmente, por exemplo. Já os exames contribuem para se ter um diagnóstico precoce. Pelo menos ⅔ dos casos da doença são curáveis quando se tem esse diagnóstico”, explica Nina, que ainda apresentou outros tipos de cânceres, como o de colo uterino e o de ovário.

Aceitar para ter coragem e lutar pela vida

O evento encerrou com o relato de Aura Pinheiro, de 57 anos. A moradora de Niterói foi diagnosticada com um câncer de mama triplo negativo, um dos mais agressivos e que compõe 15% dos casos. “Eu vinha passando por problemas pessoais. Com a separação no casamento, tive picos de estresse e afetou meu emocional. Acho que isso foi determinante, pois minha família não tem casos da doença.” Ela tinha medo de iniciar a quimioterapia, mas com ajuda de amigos, da família e da terapia, conseguiu aceitar. “A primeira coisa a fazer é aceitar. Aceitar a doença e ter coragem para buscar a cura”, afirmou.

Para além da prevenção, a Cedae Saúde reforça que o câncer de mama, assim como outros, tem cura quando diagnosticado em sua fase inicial. Buscar informações, praticar o autocuidado e ir ao médico regularmente é crucial para o tratamento e para a qualidade de vida a longo prazo. Com campanhas como essa, do Outubro Rosa, cada vez mais pessoas têm a chance de viver melhor.

Para saber mais sobre o autoexame, clique aqui, e confira nosso folder explicativo.