Cardápio do dia: alimentação saudável

Cardápio do dia: alimentação saudável

O dia 16 de outubro comemora o dia mundial da alimentação e ressalta a importância de levar uma vida mais saudável e nutritiva.

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro em mais de 150 países no mundo desde 1981, visa à conscientização sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis e nutritivos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979 a fim de validar a fundação da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), fundada em 1945. Seu principal objetivo é elevar os níveis de nutrição mundiais. Todo ano a FAO lança uma campanha. Em 2018, sua campanha tratou da luta contra a fome, que está sofrendo uma nova pressão.

O Dia Mundial da Alimentação funciona como uma estratégia de sustentabilidade e conscientização, trazendo temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. A proposta é trazer uma reflexão em prol de uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.

“Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. É importante pensar em variedades, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.”
(Daniela Trigueiro – Nutricionista da Cedae Saúde)