Contra o diabetes, uma vida saudável importa

Contra o diabetes, uma vida saudável importa

A doença tem grande incidência no Brasil e é mais comum em adultos sedentários e com obesidade.

Em 14 de novembro é celebrado o Dia Nacional e Mundial do Diabetes, data escolhida em razão do aniversário de Sir Frederick Banting, que descobriu a insulina com Charles Best, em 1921. A substância, um hormônio responsável pela redução da glicemia, é crucial no tratamento da doença, que afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados de 2021 do Ministério da Saúde.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose, e caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. Enquanto o diabetes tipo 1 é mais comum em crianças, o tipo 2 acomete mais adultos com quadro de obesidade e sedentarismo. Entre os sintomas do tipo 2, estão: dificuldade de cicatrização, formigamento nos pés e infecções frequentes.

Porém, com o avanço da medicina, viver normalmente com diabetes se tornou possível. No caso do tipo 1, que é mais ligado a fatores hereditários, o tratamento é feito através de injeções de insulina sintética. Já o tipo 2 pode ser controlado a partir de medicamentos orais que aumentam a sensibilidade das células à insulina e, quando necessário, há aplicação de injeções de insulina. Dessas maneiras, é possível controlar as taxas de glicemia no sangue.

Entretanto, o ideal é evitar (no caso do tipo 2), e a melhor maneira de prevenir o diabetes é mantendo hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, evitar o uso de tabaco e álcool e, especialmente, controlar a dieta, reduzindo o consumo de açúcar e outras calorias. Para colaborar com essa prevenção, a Cedae Saúde tem um programa voltado exclusivamente para o combate da doença, que também divulga informações sobre sintomas, os exames a serem feitos e formas de tratamento. Clique aqui https://cedaesaude.org.br/programas-de-saude/ ou entre em contato conosco para saber mais.