Deixe seu dia e seu prato mais coloridos.

Deixe seu dia e seu prato mais coloridos.

As cores dos alimentos estão ligadas às vitaminas e minerais que eles contêm.

Refeições saudáveis são aquelas preparadas com alimentos in natura e minimamente processados, compondo pratos coloridos e saborosos.

Estudos demonstram que a proteção contra o desenvolvimento de doenças e a promoção da saúde proporcionada pelo consumo de frutas, verduras e legumes não acontece da mesma maneira quando os nutrientes são consumidos isoladamente. Por isso, invista mais em comida de verdade e bem variada.

Quanto mais colorido for o seu prato, melhor para a sua saúde.

Conheça os benefícios das cores das frutas, legumes e verduras para montar refeições mais saudáveis com o que você gosta de comer.

Vermelhos

São fontes de licopeno e outros carotenoides, que ajudam na absorção da vitamina. Atuam no bom funcionamento do coração e da memória. Previnem o câncer e fortalecem olhos e pele.

Exemplos: acerola, cereja, siriguela, goiaba vermelha, maçã, melancia, morango, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, tomate e uva vermelha.

Laranjas

São fontes de carotenoides (precursores de vitamina A) e ricos em vitamina C, fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

Exemplos: abacaxi, abóbora, batata baroa, batata doce, batata inglesa, caju, caqui, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, tangerina, milho, pêssego, pimentão e amarelo.

Roxos

Contêm antocianinas, resveratrol e niacina (vitamina do Complexo B). Mantêm a saúde da pele, rins, aparelho digestivo. Retardam o envelhecimento e previnem doenças cardíacas.

Exemplos: alface roxa, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, framboesa, jabuticaba, jamelão, repolho roxo e uva roxa.

Verdes

São ricos em cálcio, fósforo, ferro e ácido fólico. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação e produção de glóbulos vermelhos do sangue. Evitam a fadiga mental. Fortalecem ossos e dentes.

Exemplos: abacate, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, salsa, couve, chuchu, jiló, kiwi, limão, maxixe, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, uva verde e vagem.

Brancos

Contêm vitaminas do complexo B e flavonoides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação do sangue.

Exemplos: aipim, aipo, alho, alho-poró, banana, batata baroa branca, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, nabo, pera e pinha.