Dezembro Vermelho: pra se prevenir, se alie à informação.

Dezembro Vermelho: pra se prevenir, se alie à informação.

Dezembro Vermelho é o mês de mobilização da sociedade na luta contra a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). É especialmente um alerta pra prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV.

Apesar de não existir vacina nem cura pra Aids, há tratamento e maneiras de você combater essa doença causada pelo HIV, que enfraquece o sistema imunológico. Mas pra você se prevenir, é preciso se informar.

Confira as formas de transmissão do vírus HIV:

• Transfusão de sangue contaminado.

• Instrumentos cortantes não esterilizados.

• Compartilhamento de agulhas e seringas.

• Relação sexual desprotegida com um portador do vírus.

• Transmissão vertical: a mãe transmite a doença para o bebê por meio da placenta, parto e amamentação.

A pessoa portadora do vírus se torna HIV positivo ou soropositivo, podendo viver sem sintomas ou sem desenvolver a Aids, mas sendo capaz de transmitir a doença. Por isso, é muito importante realizar o teste rápido de HIV, que é oferecido pelo SUS e fica pronto em até 30 minutos.

IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis

Não é só a Aids que alguém pode contrair durante uma relação sexual sem proteção. É dessa forma também que outras IST, causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são transmitidas. Entre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis estão: sífilis; herpes genital; gonorreia; e hepatites virais B e C.

A contaminação pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST, disponibilizado pelo SUS, melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade da pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem apresentar sinais e sintomas.

Fonte: Ministério da Saúde