Dia da Saúde Ocular.

Dia da Saúde Ocular.

Não deixe de ver nossas dicas para você.

A visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano. Ela é responsável por praticamente 85% das informações que nosso cérebro processa. Só que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente cerca de 285 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas de visão. A maioria deles poderiam ter sido tratados ou evitados.

O Dia da Saúde Ocular é comemorado todo 10 de julho, uma data para orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da visão. Nada substitui o diagnóstico e o tratamento médicos, mas existem alguns hábitos que podem ajudar na qualidade e no conforto da visão, além de prevenir doenças oculares:

• Tenha cuidado com o sol: use óculos escuros com proteção contra raios ultravioletas;

• Não fique tempo demais na frente de telas de TV, computador, tablets e smartphones;

• Evite coçar os olhos, porque isso pode causar irritação e até lesões oculares;

• Mantenha a região dos olhos sempre limpa, evitando dormir de maquiagem, por exemplo;

• Não use colírios sem indicação médica ou aplique mais do que o recomendado, porque isso pode iniciar ou agravar a ocorrência de glaucoma ou catarata;

• Procure dormir pelo menos 8 horas por dia para prevenir o cansaço visual e até mesmo irritação nos olhos;

• Mesmo em casa, use óculos de proteção em situações perigosas para seus olhos, por exemplo, para pintar a parede.

Se você sentir alguma coisa estranha na visão ou nos olhos, consulte um médico. O diagnóstico precoce de qualquer doença ajuda a prevenir complicações. Por exemplo, se você tem diabetes, um exame oftalmológico de rotina pode ajudar a evitar ou identificar problemas, como a retinopatia. E não deixe de fazer consultas regulares e ajustar o grau dos seus óculos sempre que necessário.