Dia Mundial da Saúde: um mundo melhor é um mundo mais saudável.

Dia Mundial da Saúde: um mundo melhor é um mundo mais saudável.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A cada ano um tema diferente é escolhido para que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização. Em 2021, o lema da campanha da OMS é “Construindo juntos um mundo mais justo e saudável”.

Segundo a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. A percepção do conceito de qualidade de vida também tem muitos pontos em comum com essa definição de saúde. Desse modo, percebe-se a necessidade de analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde.

A Cedae Saúde apoia toda iniciativa que destaca a importância do acesso da população mundial a uma assistência de qualidade sempre que precisar. Mas reforça o valor do autocuidado com a saúde por meio de hábitos que ajudam a prevenir diversas doenças como uma alimentação diária equilibrada e a prática de exercícios físicos.

 

Vamos construir um cenário com mais pessoas saudáveis.

A saúde nos uniu ainda mais ao longo da pandemia de coronavírus. E a Cedae Saúde se orgulha de oferecer um atendimento ágil e eficiente para proteger a vida de cada vez mais pessoas. Cuidar com carinho, cuidado e atenção nunca foi tão importante como agora.

A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais grave nas comunidades que já enfrentam vulnerabilidade significativa e estão mais expostas à doença, são menos propensas a ter acesso a serviços de saúde de qualidade e têm maior probabilidade de experiências adversas como consequência das medidas implementadas para conter a pandemia.

 

Saúde para todos é melhor para todo o mundo.

No mundo inteiro, alguns grupos não apenas têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver diariamente com pouca renda, têm pior acesso a condições de moradia seguras e educação de qualidade, menos oportunidades de trabalho, desigualdade e pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água, ar limpos e serviços de saúde, sofrendo com a insegurança alimentar. Essas condições podem levar a um sofrimento desnecessário e a doenças evitáveis, prejudicando nossas sociedades.

Acreditamos que contar com o melhor em saúde é essencial para que mais pessoas vivam mais e melhor. E concordamos que ter acesso a um especialista capacitado sempre que necessário deve ser um direito de todos, em todos os lugares. E o Dia Mundial da Saúde traz como essência essa conscientização.

 

Fonte: OPAS/OMS Brasil.