Dia Nacional do Cardiologista

Dia Nacional do Cardiologista

14 de agosto. Dia Nacional do Cardiologista.

Meu coração é todo de vocês.

14 de agosto. Feliz Dia do Cardiologista.

Vamos descobrir quem foi um dos primeiros médicos brasileiros a estudar sobre o coração?

O coração é a base do nosso sistema circulatório. É base para a nossa vida. Por isso, os profissionais que cuidam das doenças cardiovasculares (DCVs) são tão essenciais à saúde de todos. Com este pensamento, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) criou, em 2007, o Dia Nacional do Cardiologista. A escolha da data foi baseada no dia de fundação da entidade, 14 de agosto de 1943, ocorrida sob a liderança do Dr. Dante Pazzanese.

Além de valorizar os especialistas da área, a homenagem tem a missão de divulgar as recomendações médicas necessárias à formação de hábitos saudáveis para o coração e a saúde como um todo.

Para o cardiologista Humberto Coelho, “alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas cardiovasculares e levar uma vida mais sadia, como alimentação rica em frutas e verduras e a prática de exercícios físicos regulares com orientação profissional. Antes de escolher um tipo de atividade, é importante fazer um teste ergométrico para verificar a condição do seu pulmão e do seu coração para a realizar a atividade física”, enfatizou.

No Brasil, um dos grandes profissionais da especialidade a se destacar, entre tantos, é Carlos Chagas. O médico diagnosticou a Doença de Chagas (inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos), trouxe o primeiro eletrocardiógrafo para o país e, junto com outros profissionais, também realizou os primeiros estudos sobre doenças no coração.