Durante o verão, não se esqueça da prevenção

Durante o verão, não se esqueça da prevenção

A campanha do Dezembro Laranja chega para reforçar os cuidados que podem evitar o câncer de pele


O fim do ano marca o começo do verão, e é natural que as praias e os passeios ao ar livre sejam cada vez mais frequentes. Porém, a alta incidência dos raios solares, que acompanha as altas temperaturas, também aumenta a preocupação com o surgimento de câncer de pele. Para promover a conscientização da população obre o tema, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou, em 2014, a campanha Dezembro Laranja, que visa explicar as características da doença e reforçar a prevenção.

O câncer de pele é o mais comum do mundo, a ponto de, muitas vezes, ser chamado apenas como neoplasia (outro termo para tumor). Ele se forma a partir do desenvolvimento anormal das células, podendo ser maligno ou benigno, e é normalmente dividido em três grupos: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e Melanoma, sendo o último o mais agressivo e o mais raro.

O distúrbio se caracteriza por pintas que aumentam de tamanho, coçam ou sangram e pintas que mudam de cor ou têm tamanho irregular. Lesões como verrugas, nódulos sobrelevados e avermelhados e manchas mais ásperas também merecem atenção, pois podem caracterizar um tumor, mesmo que não seja nada grave.

De acordo com o Ministério da Saúde, a melhor maneira de prevenir o câncer de pele é:

– Evitar a exposição ao sol no período das 10h às 16h.
– Utilizar a proteção adequada (chapéu,   guarda-sol, óculos escuros) mesmo durante o horário adequado é necessário.
– Aplicar filtro solar, que protege contra raio ultravioleta A e B, com fator de proteção 30 ou mais.
– Repassar o filtro solar de acordo com o descrito no produto.
– Usar manga comprida, calça, viseira e outras roupas que protejam a pele do sol.

É importante frisar que mais de 90% dos tumores são causados pela alta incidência dos raios UV do Sol. Tabagismo e casos de câncer de pele na família também são fatores de risco, especialmente em pessoas de pele muito clara. Por isso que mesmo tendo baixa taxa de mortalidade, é importante ficar atento ao desenvolvimento do distúrbio para evitar complicações. Mesmo com o melanoma, as chances de cura quando diagnosticado ultrapassam 90%.

Para saber mais sobre a doença e suas complicações, visite seu médico de confiança. Acesse também o folheto que a Cedae Saúde preparou para você. Cuide-se nesse verão para curtir com saúde a estação!