É tempo de celebrar os direitos, as conquistas e a saúde da mulher.

É tempo de celebrar os direitos, as conquistas e a saúde da mulher.

O dia 8 de março é uma data para lembrar os direitos e as conquistas da mulher, sem esquecer o mais importante: a sua saúde.

Desde 1975, Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas comemoram o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Essa data, a cada ano, se mostra um momento de celebrar as conquistas femininas e os desafios superados. Além disso, também é mais uma oportunidade de levar informação sobre a importância dos cuidados que a mulher deve ter com a sua saúde.

 

Conquistas

Alguns dos últimos progressos femininos nos últimos anos foram a obtenção do direito ao voto, a inserção profissional em áreas de atuação que eram exclusivamente masculinas e a independência econômica. No Brasil, uma grande conquista foi a publicação da Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

 

Saúde e desafios

Entre as doenças mais comuns nas mulheres estão o câncer de mama e o de colo de útero (HPV).

Câncer de mama

É causado pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. Corresponde ao segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para aquelas na faixa etária de 50 a 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda a realização de uma mamografia de rotina a cada dois anos.

Prevenção

O risco do câncer de mama pode ser reduzido com a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física e o não consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor. os mais frequentes entre as mulheres em todo o mundo.

 

Câncer de colo de útero (HPV)

Também chamado de câncer cervical, é um tipo de doença que demora muitos anos para se desenvolver. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV (Papiloma Vírus Humano). Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Prevenção:

O câncer do colo útero pode ser prevenido com vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos e a realização do exame preventivo (Papanicoloau) em mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos.

 

Combate à violência contra a mulher

Uma das formas de combater a violência contra a mulher, buscar orientações e os devidos cuidados é o Disque Denúncia. Criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), o serviço é anônimo e gratuito, disponível 24 horas, em todo o país, através do telefone 180.

 

Fonte:

OPAS/OMS Brasil

Ministério da Saúd