Em algum lugar existe alguém precisando de você. Doe sangue, doe vida.

Em algum lugar existe alguém precisando de você. Doe sangue, doe vida.

No dia 25 de novembro e comemorado o Dia Nacional do Doador de sangue, uma data que agradece aos doadores e conscientiza a população a importância da doação de sangue.

Gratidão e felicidade: esses são alguns dos sentimentos de uma pessoa que precisa de sangue possui ao receber uma transfusão. Por isso, no dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, que tem como objetivo homenagear o ato voluntário de doação de sangue e conscientizar as pessoas sobre o quanto isso é importante.

Sabia que temos bem poucos doadores no Brasil?

De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual ideal de doadores para um país deve estar entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Com a chegada das datas comemorativas de fim de ano, os bancos de sangue ficam com estoques ainda mais baixos. Por isso, o mês de novembro foi escolhido para incentivar esse ato solidário.

A importância do sangue

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não tem como viver sem o sangue.

A doação de sangue

Um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões. Pessoas com doenças crônicas, como a talassemia e a doença falciforme, com vários tipos de câncer, assim como aquelas que passam por transplantes e cirurgias de grande porte ou se acidentam, necessitam de transfusão de sangue.

Quero ser um doador. Como faço?

Para ser um doador, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 kg; estar bem alimentado (mas evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação – ou 2 horas, se for o caso do almoço); ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe).

A doação de sangue não dura mais de 15 minutos, e o processo todo, em média, 40 minutos. Procure o banco de sangue mais próximo (como o Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, 8 – Centro, Rio de Janeiro) e ajude a salvar vidas.