Em matéria de nutrição e saúde, cor é vida!

Em matéria de nutrição e saúde, cor é vida!

No dia 31 de março se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação saudável para uma nutrição adequada.

E que tal aproveitar a ocasião para prestar um pouco mais de atenção na sua refeição de todo dia? Sua alimentação é balanceada o suficiente para uma nutrição saudável?

Um primeiro e bom teste é observar se o seu prato é monocromático ou colorido. Se você costuma comer alimentos de apenas uma cor, esse já é um sinal de que é preciso diversificar o seu prato.

Você sabia que, quanto mais colorido o prato, maior a variedade de nutrientes consumidos na refeição? Um prato cheio de cores representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais.

A variedade de cores deixa a refeição naturalmente mais atraente, ajudando a abrir o apetite e a vontade de experimentar novos sabores, texturas e aromas. E essa é uma boa tática especialmente para crianças!

Comer bem, com qualidade e equilíbrio, é uma maneira muito simples de usar a nutrição a seu favor. Siga essas dicas e viva melhor!

• Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões.
• Evite processados e ultra processados, dando preferência aos alimentos na sua forma natural.
• Limite o consumo de alimentos ricos em calorias e gordurosos.
• Reduza o sal e o açúcar.
• Coma em horários regulares e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições.