Esta matéria não é só #PraCegoLer

Esta matéria não é só #PraCegoLer

O Dia Nacional do Cego, comemorado 13 de dezembro, ressalta os desafios enfrentados pelos deficientes visuais e incentiva a solidariedade entre as pessoas.

Quem nunca se sentiu grato em ajudar um cego a atravessar a rua? Ou que seja ajudá-lo com uma simples informação de localidade ou ônibus?  Pensando nessas pequenas atitudes solidárias e importantes, o Dia Nacional do Cego destaca o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e a discriminação e incentivar a solidariedade entre as pessoas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o país.

 

Lei Brasileira de Inclusão (LBI)

Desde a criação da data, os brasileiros com algum tipo de deficiência visual têm alcançado uma série de conquistas por meio de programas e legislações especificamente voltados a essa parcela da população. Um dos principais destaques nesse sentido é a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A legislação foi criada com o objetivo de assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Além disso, reúne uma série de garantias, entre as quais destacam-se o direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e a não sofrer nenhuma espécie de discriminação.

 

Acessibilidade na internet

Diversas tecnologias de acessibilidade na internet têm garantido o direito dos cegos, sendo uma das mais inclusivas o projeto #PraCegoVer.

A ferramenta faz a audiodescrição de imagens publicadas no meio digital, garantindo que os deficientes visuais compreendam o conteúdo sem prejuízo. As redes do Governo do Brasil na internet já contam com o recurso, que valoriza a diversidade e a inclusão.

 

Educação

lei que reserva vagas para pessoas com deficiência nos cursos de nível médio (técnico) e superior das instituições federais de ensino é uma importante conquista educacional não apenas dos deficientes visuais, mas de todos os brasileiros com alguma deficiência.

Já para a educação básica, uma das iniciativas de maior destaque é o programa Escola Acessível, que promove condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos, assim como à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

Outra medida fundamental é o programa Livro Acessível. A ação oferece livros didáticos e paradidáticos em Braille para alunos cegos e com deficiência visual matriculados na educação básica.

 

Cidadania

A inclusão dos deficientes visuais em espaços físicos também é uma das prioridades das políticas públicas do Brasil. Desde 2005, o portador de deficiência visual tem o direito de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Além disso, todas as pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, têm direito ao passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual.

 

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, há algumas formas de cuidar da visão a fim de evitar a cegueira e outros problemas oculares.

Quais são os 8 hábitos principais para prevenir doenças na visão?

  • Cuidado com o sol: usar óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
  • Cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone: ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono.
  • Evite coçar os olhos: esse ato pode causar irritações, lesões oculares ou até problema na córnea. Em clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes.
  • Durma, no mínimo, 8 horas por dia: dormir pouco pode causar irritação nos olhos e cansaço visual.
  • Tenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina.
  • Cuidado com o uso excessivo de colírios: a automedicação deve ser evitada. Corticoides são particularmente preocupantes pelo risco de induzirem ao glaucoma e à catarata.
  • Cuidado com produtos muito próximos aos olhos: produtos químicos, maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras. Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir.
  • Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Ministério da Saúde

Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação, do IBGE e do Ministério do Desenvolvimento Social