Gratidão a quem cuida de todas as profissões.

Gratidão a quem cuida de todas as profissões.

O dia 4 de outubro celebra os profissionais da medicina do trabalho, responsáveis por auxiliar na saúde do trabalhador.

O cuidado não vem só de casa. É importante que o profissional dentro de uma empresa se sinta seguro para desempenhar suas funções com a saúde em dia. Com a ajuda do médico do trabalho, é possível proporcionar maior segurança ao trabalhador no que diz respeito à saúde, tanto física quanto mental, bem como estabelecer uma interação saudável com as pessoas da organização. Logo, nada mais justo do que um dia que comemore a importância dessa profissão, certo?

Em 4 de outubro, é comemorado o dia da medicina do trabalho, em homenagem a todos os profissionais responsáveis pela prevenção dos acidentes e das doenças no ambiente corporativo. Além disso, os médicos do trabalho realizam promoções de saúde e prezam pela qualidade de vida dos empregados.

A data foi estabelecida graças ao médico italiano Bernardino Ramazzini, considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pela contribuição do livro “As Doenças dos Trabalhadores”. A obra abordou, em média, 50 profissões e descreveu os principais problemas de saúde apresentados pelos trabalhadores, buscando alertar os especialistas de medicina sobre a importância de dar atenção às pessoas dentro das empresas. Aos poucos, a profissão foi sendo considerada mais e mais importante.

A MT foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2003, por meio da resolução CFM 1643. Para o exercício da MT, é importante que o profissional tenha uma boa formação em Clínica Médica e que domine os conceitos e as ferramentas da saúde pública.

Um grande desafio dos especialistas que atuam na medicina do trabalho é estudar modos de valorizar as pessoas, zelando pela sua saúde e bem-estar, sem, com isso, prejudicar o funcionamento da empresa e a sua produtividade. Sobre o assunto, o Dr. Italo Kölling Turano, da Medicina do Trabalho da Cedae Saúde, afirma que “A proteção à saúde do trabalhador, através de ações de vigilância sanitária, epidemiológica e elaboração de campanhas e projetos, é um grande desafio dos profissionais da área médica, a fim de promover seu bem-estar e de seus dependentes, proporcionando diagnóstico precoce e tratamento adequado, assim como sua recuperação e reabilitação, tanto de empregados da parte administrativa quanto daqueles submetidos a riscos e agravos oriundos do ambiente de trabalho.”

A Dra. Solange Levy, médica do trabalho da Cedae Saúde, ressalta a importância de se manter hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. Algumas dicas para tornar manter uma rotina de expediente com saúde e bem-estar são:
• Bom relacionamento com a equipe de trabalho, sempre visando à atualização e ao crescimento (próprio e da empresa);
• Postura de trabalho adequada;
• Alongamentos e pequenas pausas ao longo do dia (sempre que possível);
• Respeito pelo próximo, buscando valorizar a autoestima dos colaboradores;
• Agradecimento aos colegas de trabalho sempre que houver auxílio nas tarefas.

Mas devemos lembrar que práticas saudáveis não devem se restringir apenas ao ambiente e ao horário de trabalho. Por isso, preze pela realização de atividades físicas, prefira alimentos e refeições ricos em valores nutritivos, mantenha uma boa noite de sono e não deixe de se hidratar e fazer exames de rotina para saber como está sua saúde.

Fontes:

ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
FMB – Federação Médica Brasileira.