Janeiro Branco. A Saúde Mental depende do seu equilíbrio emocional.

Janeiro Branco. A Saúde Mental depende do seu equilíbrio emocional.

Janeiro Branco é o mês que gera reflexão e conscientização sobre as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo. Informação e conhecimento é o que a gente precisa para preservar a mente e a saúde como um todo.

 

Quando a mente não está bem, nada vai bem. 

É necessário ter um equilíbrio entre mente e corpo. Durante muito tempo, não se falava sobre Saúde Mental e as pessoas não aprenderam a cuidar da mente, não foram preparadas para lidar com as emoções diante de frustrações, mudanças, quantidade de informações ou com a evolução tecnológica.

Com tanta polarização, extremismos, preconceitos, desigualdade e individualismo, é fundamental prestar atenção ao que a mente está precisando e cuidar dela como se cuida do corpo quando fica doente.

 

Como cuidar da mente:

– Conheça seus limites, se observe;

– Tire um tempo para descansar a mente;

– Não se cobre tanto;

– Medite;

– Escreva o que sente e pensa, sem julgamentos;

– Adote um hobby que te faça bem;

– Durma o suficiente;

– Converse sobre o que pensa e sente com pessoas queridas;

– Faça o bem para alguém;

– Descubra o que te faz bem;

– Procure um psicólogo ou psiquiatra.

 

Cuidar da Saúde Mental é importante porque existem também fatores psicológicos e de personalidade que tornam as pessoas vulneráveis aos transtornos mentais, além das causas biológicas e predisposições genéticas.

Vale lembrar ainda que a Saúde Mental é parte integrante da saúde, que não há saúde sem a Saúde Mental. E os cuidados com a mente evitam as doenças psicossomáticas, que são desordens emocionais ou psiquiátricas prejudiciais ao funcionamento dos órgãos do corpo.

Não deixe que as pressões do dia a dia conduzam você ao estresse e exaustão. Viva mais feliz tendo a paz em mente.


Fontes: OMS, OPAS e Instituto Janeiro Branco.