Janeiro Branco. Cuide para que a mente não faça mal ao corpo.

Janeiro Branco. Cuide para que a mente não faça mal ao corpo.

Para cuidar da sua saúde como um todo, fique sabendo que quando você evita um estresse mental, pode estar evitando também um estresse físico

O cérebro é ligado intimamente ao corpo e o corpo ao cérebro. Uma ligação tão forte que se uma doença mental não for tratada, o risco da pessoa adoecer fisicamente aumenta, podendo piorar suas condições mentais. 

O corpo precisa da mente para ser saudável. E vice-versa.

Ansiedade e depressão são os principais transtornos que merecem atenção e cuidado, pois são gatilhos para problemas de saúde física. Assim como doenças e outras enfermidades no corpo são gatilhos para a ansiedade e depressão.

Para ter corpo e mente sãos, você deve se prevenir de transtornos mentais ou, se for o caso, tratá-los com medicamentos, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia, e também procurar um médico para cuidar da saúde física.

Tratamento é coisa séria.

Em vez de buscar a ajuda de um especialista para tratar as doenças emocionais, muitas pessoas buscam fuga no consumo excessivo de álcool e outras drogas, que só pioram a situação.

Para não piorar, é preciso tomar uma atitude pela sua saúde, já que ansiedade e depressão são tratáveis com medicamentos, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia.

Todo cuidado é pouco com os males da mente que afetam o corpo da gente.

 

Fontes: Instituto Janeiro Branco e Jornal O Globo.