Como conhecer, prevenir e tratar o diabetes.

Cada vez mais pessoas sofrem com diabetes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, no Brasil, 13 milhões de pessoas convivem com a doença, o equivalente a 6,9% da população. Apesar de a maior incidência ser entre as pessoas com mais idade, o número de jovens atingidos tem aumentado.
O diabetes é uma doença crônica desenvolvida quando o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a quantidade de insulina produzida. 
A insulina é o hormônio responsável pelo controle de glicose (açúcar) no sangue, importante fonte de energia para o nosso corpo. 


Há dois tipos principais de diabetes. O Tipo 1 acontece quando o sistema imunológico, equivocadamente, dificulta a liberação de insulina, provocando acúmulo de glicose no sangue. Esse tipo surge geralmente na infância ou adolescência, mas também há ocorrências em adultos. O Tipo 2 ocorre quando o organismo apresenta dificuldades para produzir ou utilizar insulina suficiente para controlar os níveis de glicose.


Mas diabetes não é o fim do mundo. Alguns hábitos saudáveis são essenciais para o controle da glicose, o que ajuda tanto a lidar com a doença quanto a preveni-la. 
O ideal é criar uma rotina baseada em alimentação saudável, controlando a quantidade de doces e gordura ingeridos, somada a atividades físicas regulares. Uma boa ideia é fazer caminhas, andar de bicicleta ou praticar seu esporte preferido. É importante procurar orientação médica para adotar mudanças adequadas às suas condições de saúde e seu estilo de vida.