Muito mais do que controlar o açúcar

Muito mais do que controlar o açúcar

Conheça mais sobre o diabetes, doença que afeta milhões de pessoas no Brasil

No próximo dia 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, data criada para conscientizar sobre esta condição cada vez mais comum. Pelo menos 11,2 milhões de brasileiros estão cadastrados no SUS para o tratamento na rede de atenção primária, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas o número de diagnosticados no país é bem maior: 17 milhões até o fim de 2021, tornando o Brasil a quinta nação no mundo com maior prevalência de diabéticos. Mas afinal, o que é o diabetes e como evitá-lo?

A doença, também chamada de Diabetes Mellitus (DM), é uma síndrome caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente. É gerada pela dificuldade do corpo em produzir insulina ou da mesma de exercer os seus efeitos. É dividida principalmente em Tipo 1 e Tipo 2, sendo o primeiro mais comum em crianças e adolescentes (especialmente por fatores genéticos), e o segundo o mais diagnosticado. Os principais sintomas do Tipo 1 são: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea, vômito. Já do Tipo 2 são: infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés.

Também existem outros dois tipos: o gestacional e o pré-diabetes. O gestacional se caracteriza pela ação reduzida da insulina durante a gravidez, em decorrência de mudanças hormonais, podendo persistir após o parto. Já o pré-diabetes é uma condição marcada pelo nível acima do normal de açúcar no sangue, o que gera um grande risco de desenvolver a doença. Serve, portanto, como alerta.

Qualquer pessoa pode ter diabetes, logo é importante analisar alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como: a presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos. É importante lembrar que, para cada tipo do diabetes, os sintomas podem variar. Um simples exame de sangue pode revelar se você tem ou não. É importante combater a doença pois ela pode desenvolver complicações como: problemas neurológicos, na visão, nos rins, nos pés e nas pernas, além de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para prevenir o estabelecimento do diabetes, especialmente do Tipo 2, é indicada a adoção de hábitos saudáveis, entre eles uma alimentação balanceada (reduzir alimentos doces e ultraprocessados) e atividades físicas visando uma redução de peso. Não fumar e controlar a pressão arterial também estão na lista de indicações, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. Quem já possui a condição deve realizar exames recorrentes dos pés para evitar o aparecimento de lesões, utilizar os medicamentos prescritos, manter um bom controle da glicemia, além de também criar uma rotina saudável. Também é aconselhável o consumo diário de frutas, legumes e verduras.

Para mais informações sobre os tipos de diabetes, como diagnosticá-los e como tratá-los, fale com seu médico de confiança.