Não é sobre perder peso. É sobre levar uma vida saudável.

Não é sobre perder peso. É sobre levar uma vida saudável.

O dia 11 de outubro é um convite para a população adotar hábitos de vida positivos a fim de reduzir os índices de obesidade.

Cuidar da saúde é muito importante e práticas como manter uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos são algumas das formas de levar uma vida mais saudável. Com o objetivo de reforçar essas práticas, em junho de 2008, por meio da Lei n° 11.721, 11 de outubro foi oficializado como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

Obesidade

A obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto necessário pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Devemos ter atenção, porque ela pode ser responsável por doenças cardiovasculares, diabetes, gordura no fígado, hipertensão, asma e alguns tipos de câncer, entre eles o de mama. A importância da data é justamente ressaltar os benefícios de adotar um estilo de vida mais saudável.

Aumento da obesidade no Brasil

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e voltou a crescer no Brasil, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde. O índice indica que houve aumento de 67,8% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

Como saber se estou fora do peso?

O excesso de peso é identificado através do Índice de Massa Corporal (IMC). Para fazer calcular, é só dividir seu o peso (em quilos) pelo quadrado de sua altura (em metros). Por exemplo, o cálculo para uma pessoa com 1,70 m e 68 kg seria: 68/(1,70)2 = 68/2,89 = 23,52.

O número obtido com o cálculo diz respeito ao grau de obesidade da pessoa, que você pode conferir na tabela abaixo:

IMC

Classificação

Menor que 18,5

Abaixo do peso

Entre 18,5 a 24,9

Peso normal

Entre 25 e 29,9

Sobrepeso

Entre 30 e 30,9

Obesidade

Acima de 40

Obesidade mórbida

Dicas para combater a obesidade

Alguns hábitos podem ajudar na redução de peso, no combate à obesidade e na adoção de uma melhor qualidade de vida. De acordo com Daniela Trigueiro, nutricionista da Cedae Saúde, “para prevenir e combater a obesidade, mude o hábito alimentar. O objetivo é aprender a comer hoje para poder comer adequadamente o resto da vida. Além disso, pratique atividades física: programe atividades diárias para toda a família, como andar no parque por meia hora, e faça disso algo que atraia as crianças. O importante é se movimentar.”

Fonte: Ministério da Saúde