Não espere seu corpo mandar sinal de fumaça.

Não espere seu corpo mandar sinal de fumaça.

Dia Mundial sem Tabaco. Conheça e participe.

Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. O tabaco é motivo de aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares (doenças do coração e dos vasos sanguíneos) e respiratórias crônicas.

Por isso é importante a campanha do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os males causados pelo fumo.

Você sabia que, parando de fumar, o risco de doenças diminui gradativamente? É verdade. Após 24 horas, os pulmões já conseguem eliminar o muco e os resíduos da fumaça. Em dois dias, o corpo já não possui nicotina e a transpiração deixa de cheirar a tabaco. E um ano sem cigarro já reduz pela metade os riscos de doença cardíaca.

Quem convive com pessoas fumantes também tem a saúde prejudicada. Muitas vezes, entes familiares e amigos que fumam comprometem a saúde de quem está perto. Isso aumenta o risco de doenças coronarianas, que afetam as artérias que fornecem sangue para o coração). Algumas delas são ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e derrame.

Se você fuma, ainda dá tempo de se conscientizar. Nós sabemos que não é algo fácil, por isso a importância de suporte para essa decisão. Procure seu médico ou um pneumologista credenciado, que irá indicar um tratamento e ajudar a tornar esse processo menos complicado.