Não importa a cor do mês, sempre é tempo de prevenir o câncer

Não importa a cor do mês, sempre é tempo de prevenir o câncer

O Dia de Combate ao Câncer, 27 de novembro, é mais um alerta para a prevenção da doença.

O dia 27 de novembro é uma data que atenta a população para uma doença bastante conhecida: o câncer. Apesar de ser a segunda causa mortes no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, diversos adoecimentos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença realizando o devido tratamento.

O Dia de Combate ao Câncer realiza diversas campanhas educativas sobre os vários tipos de câncer, o que é de extrema importância para a população se atentar e cuidar da saúde para evitar a doença.

O câncer não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e qualquer órgão do nosso corpo, por isso, a prevenção é muito importante.

Alguns tipos de câncer

Os principais tipos que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama; quanto aos homens, é o câncer de pulmão.

Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção. Veja algumas dicas dadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca):

Não fume

O ato de fumar libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e não fumantes.

Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e que evita os ultraprocessados (como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas) pode prevenir a doença.

Pratique atividades físicas

Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim, buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras.

Não deixe de amamentar

A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Faça o preventivo

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.

As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo e curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame.

Não esqueça a vacinação

A vacinação contra o HPV está disponível no SUS. Leve as crianças para se prevenirem: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Cabe lembrar que o exame preventivo (Papanicolaou) é uma ação importante de prevenção do câncer do

colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, a partir dos 25 anos, devem fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

Também é importante se vacinar contra a hepatite B, pois o vírus causador dessa doença está relacionado ao câncer de fígado. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina nos postos de saúde para pessoas de todas as idades.

Evite bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade, contribui para o risco de câncer. Além disso, combiná-las com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Evite comer carne processada

Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver a doença. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem influenciar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal pode provocar câncer de estômago.

Evite a exposição ao sol

Cuidado com o sol, principalmente entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for precisar se expor ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

 

Fonte: Ministério da Saúde e Inca.