Novembro Azul: a prevenção também existe para o homem.

Novembro Azul: a prevenção também existe para o homem.

Realizada mundialmente, a campanha Novembro Azul ressalta a importância da saúde do homem e a prevenção com o câncer de próstata

Um homem de verdade cuida se cuida. Todos os homens devem ficar atentos e fazer exames periódicos a fim de verificar como está sua saúde e, se for o caso, identificar o surgimento de doenças precocemente para poder tratá-las.

Durante todo o mês de novembro, a campanha Novembro Azul destaca mundialmente a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como do cuidado do homem com relação à sua saúde. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre pessoas do sexo masculino no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O órgão de saúde estima que, em nosso país, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença. Por isso, é muito importante que a população masculina mantenha hábitos preventivos.

 

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 

Quando e como se prevenir?

Porém, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, ou seja, mesmo na ausência de sintomas, devem procurar um urologista para avaliar a necessidade de realizar o exame de toque retal (que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos) e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

Sintomas do câncer de próstata:

· Dor óssea;

· Vontade de urinar com frequência;

· Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;

· Dores ao expelir esses líquidos.

 

O que devo fazer se apresentar algum(ns) desses sintomas?

A recomendação é procurar um urologista e realizar o exame PSA livre o mais rápido para prevenir a doença. Para te ajudar na prevenção, durante todo o mês de novembro, a Cedae Saúde oferece isenção de coparticipação em exames de PSA livre para seus beneficiários.