Novembro Azul: atitude de valor para preservar a saúde

Novembro Azul: atitude de valor para preservar a saúde

Compartilhar informações para promover uma mudança no cotidiano de muitos homens é a principal aliada para promover o conhecimento sobre doenças como o câncer de próstata.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para o Brasil, a estimativa é de que surjam 625 mil casos novos de câncer de 2020 a 2022. Serão mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata.

Os tipos de câncer mais frequentes em homens, à exceção do câncer de pele, serão os de próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).

O Novembro Azul é um movimento criado para conscientização, tratamento e prevenção das doenças masculinas, principalmente do câncer de próstata, que, se descoberto precocemente, tem 90% de chances de cura.

 

Sintomas

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão ou tio;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;
  • Obesidade.

Prevenção

Alguns hábitos que ajudam na prevenção do câncer de próstata são:

  • Alimentação saudável e exercícios físicos;
  • Manter o peso ideal e realizar consultas médicas;
  • Evitar bebidas alcoólicas.

Diagnóstico

O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação dos seguintes exames:

  • Dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico.
  • Toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O toque é feito com o dedo protegido por luva lubrificada. É rápido e indolor.

Confirmação

O único procedimento capaz de confirmar o câncer é a biópsia, que consiste na retirada de amostras de tecido da glândula para análise, com auxílio da ultrassonografia. É importante lembrar que pode haver desconforto e presença de sangue na urina ou no sêmen nos dias seguintes ao procedimento, além de risco de infecção.

Outros exames de imagem também podem ser solicitados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea.

Tratamento

O melhor tratamento para o câncer de próstata depende de aspectos como o estado de saúde atual do paciente e sua expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual se faz um monitoramento da evolução da doença.

 

Fontes: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde (ANS)