O cuidado certo pode amenizar a dor do reumatismo

O cuidado certo pode amenizar a dor do reumatismo

O termo é usado para designar mais de 100 doenças que podem prejudicar a locomoção a longo prazo.

Você sabe o que é Reumatismo? É um termo genérico que abrange todas as doenças que afligem as articulações, músculos e ossos, como artrite, mialgia e gota. No total, mais de 100 distúrbios se caracterizam nesse termo, que tem no dia 30 de outubro a sua principal data de conscientização: o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo, quando se busca incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para os pacientes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 40.000 pessoas foram internadas em unidades do Sistema Único de Saúde entre setembro de 2019 e agosto de 2020. Caso não sejam tratadas, as doenças podem causar diversas limitações e prejudicar a qualidade de vida a longo prazo, podendo afetar inclusive órgãos como pulmões, olhos e coração. Alguns dos distúrbios mais comuns são: gota, fibromialgia, osteoporose, tendinite e artrite reumatoide.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas das doenças reumáticas são:

– Dores persistentes nas articulações.
– Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
– Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
– Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
– Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Com o tempo, o desgaste das articulações, músculos e tecido ósseo pode ocasionar problemas de locomoção, principalmente nos idosos. Para o tratamento de doenças reumáticas, especialistas sugerem atividades físicas, terapias físicas e tratamento farmacológico. O ideal, portanto, é realizar consultas médicas com frequência para não apenas prevenir, mas também para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do reumatismo.