O cuidado sincero de quem promove a vida

O cuidado sincero de quem promove a vida

Dia de valorizar quem dá valor às nossas vidas. Parabéns, doutor(a)!

Hoje é dia de agradecer aos profissionais da área médica, os quais dedicam suas vidas para cuidar das pessoas. O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro por ser o dia da festa de São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento e que era médico.

“O médico é o profissional que por meio do seu conhecimento técnico e da sua experiência adquirida na relação com os indivíduos, tem a oportunidade, através do seu ofício de trazer uma melhor qualidade de vida, esperança e possibilidade de cura aos pacientes.”

(Dra. Ana Maria Mola – Clínica médica e anestesista da Cedae Saúde)

Além disso, os doutores podem incentivar os seus pacientes a adotar hábitos de vida saudáveis para ajudar a prevenir o surgimento de novas doenças. Realizar atividades físicas com a orientação de um médico ou um profissional de educação física, manter uma dieta balanceada com a ajuda de um nutricionista, beber bastante água, dormir bem durante a noite e conversar com seu médico são algumas formas de cuidar da sua saúde.

Os médicos também devem estar sempre atentos aos problemas contemporâneos que podem afetar a saúde da população, como a fome mundial, as pestes e doenças que surgem no cotidiano. De acordo com a Dra. Ana Maria Mola, “Os médicos podem e devem estar atentos e atuantes no seu dia a dia com os pacientes, principalmente no que tange aos aspectos da medicina preventiva. No mundo atual, quando algumas doenças e comorbidades estão relacionadas com o estresse, com a qualidade de vida e até com a condição socioeconômica, o papel do médico é orientar e conduzir seus pacientes para o caminho dos hábitos saudáveis, da melhor alimentação e do equilíbrio emocional”.