Oportunidade para mudar hábitos

Oportunidade para mudar hábitos

Dia Nacional do Combate ao Fumo lembra que o tabagismo é um problema de saúde pública e gera diversas doenças, mas com tratamento é possível mudar esse cenário.

Hoje, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo, criado para incentivar a redução de consumo de tabaco no Brasil.

O tabagismo é um problema de saúde pública e pode causar doenças como o câncer de pulmão, boca, laringe e esôfago, além de aumentar as chances de desenvolvimento de leucemia, linfoma, osteoporose e doenças cardiovasculares e respiratórias. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma dependência química da nicotina, o tabagismo faz com que os fumantes tenham maior tendência a desenvolver doenças crônicas.

Fumantes, geralmente, também são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. O consumo do tabaco é ainda uma das causas de câncer de pulmão e fator de risco para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), entre outras.

 

Tabagismo é fator de risco para a Covid-19

O cigarro compromete a capacidade pulmonar, deixando a pessoa mais suscetível a desenvolver sintomas graves da Covid-19. Com a queda na imunidade gerada pelo tabaco, infecções por vírus, bactérias e fungos são uma ameaça séria.
Uma vez que os fumantes estão constantemente colocando as mãos e até cigarros eventualmente contaminados em contato com a boca, a possibilidade de transmissão do vírus fica ainda maior. O risco vale para os produtos que envolvem compartilhamento, como o narguilé, cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido.

 

Como largar o tabaco?

Contar com ajuda profissional é o primeiro passo para conseguir parar de fumar. Cardiologistas, pneumologistas e psicólogos especializados em tabagismo podem montar um plano para a mudança de hábito. Veja algumas dicas que podem ajudar a se preparar:

  • Limite as possibilidades de acesso ao cigarro dentro de casa, no carro e no trabalho;
  • Evite o uso de álcool;
  • Tenha paciência, afinal, o corpo sente falta e reage com sintomas como ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, sonolência ou insônia, mas é uma fase que, em geral, dura entre um mês e meio e três meses;
  • Comece uma rotina de atividades físicas;
  • Invista em ações que auxiliem na redução do nível de estresse, como meditação, leitura, exercícios de respiração, dança, entre outros;
  • Avise familiares e amigos sobre o novo desafio e peça a ajuda deles, se achar necessário.

 

Ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são quase imediatos. Os pulmões dos fumantes passam a funcionar melhor após 12 a 24 horas sem fumar. Aproveite o momento para rever hábitos e fortalecer sua saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde