Osteoporose: um risco para os idosos

Osteoporose: um risco para os idosos

Em 20 de outubro, é celebrado o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, e o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença e como se prevenir.

Ela é silenciosa, já que pode não apresentar sintomas tão evidentes, e pode ser confundida com dores pouco específicas pelo corpo. A osteoporose é uma doença que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), e é muito comum à medida que a população envelhece. É pensando em gerar conscientização e, consequentemente, prevenção, que em 20 de outubro se comemora o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose.

A campanha tem como objetivo tornar a doença uma das prioridades globais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a osteoporose é uma condição que causa um enfraquecimento progressivo da massa óssea, tornando os ossos fracos e predispostos a fraturas, principalmente a coluna, o antebraço e o fêmur. Ela afeta, principalmente, homens acima dos 70 anos e mulheres acima dos 65 anos. Fatores de risco para o surgimento da doença incluem tabagismo, menopausa, anorexia, consumo de bebidas alcoólicas e falta de exposição ao sol.

Ainda de acordo com o Ministério, algumas maneiras de prevenir a doença são:

– Aumentar a ingestão de cálcio, através do consumo de leite e derivados.
– Expor-se ao sol, para manter níveis adequados de vitamina D.
– Fortalecer os músculos através de atividades físicas.
– Evitar o consumo excessivo de sal.
– Evitar quedas bruscas, investindo na iluminação do ambiente doméstico.

Prevenir é importante pois a osteoporose não deve ser subestimada. A doença pode ocasionar dores crônicas, gerando muita dificuldade de locomoção em idosos e prejudicando a qualidade de vida – portanto, identificá-la se torna fundamental. Para isso, o exame a ser realizado é a densitometria óssea, que pode ser feita a partir dos 50 anos caso a pessoa apresente fatores de risco.

Para saber mais sobre a doença, o procedimento ou as maneiras de se prevenir, fale com seu médico de confiança. Ou acesse o Portal da Rede Credenciada e procure o médico mais próximo de você.