Outubro Rosa: Um cuidado a mais para você

Outubro Rosa: Um cuidado a mais para você

O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama na campanha Outubro Rosa. A Cedae Saúde apoia essa causa.

De 1° a 31 de outubro, a Cedae Saúde quer falar, em especial, com as mulheres. A campanha Outubro Rosa tem por finalidade ressaltar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero.
O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, formando um tumor. É o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. O diagnóstico precoce proporciona um tratamento ainda mais eficaz. Quando identificado cedo, pode impedir que o tumor alcance outros órgãos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama corresponde a cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Só em 2018, foram estimados 59.700 novos diagnósticos. A doença é relativamente rara nas mulheres antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estima-se que, com uma rotina composta por uma alimentação saudável e nutritiva, além de atividades físicas, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver esse tipo de câncer. Se você é mulher, algumas recomendações básicas para se prevenir são controlar o peso, evitar a obesidade, mantendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos regulares, e evitar também o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação é considerada mais um fator de proteção.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é um tipo que demora muitos anos para se desenvolver. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV (Papiloma Vírus Humano). Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

O HPV que dá origem ao câncer de colo de útero pode ser descoberto por meio do teste de Papanicolau, no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor, porém, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.

 

Cedae Saúde e você juntos pela campanha Outubro Rosa

Para saber mais sobre a importância do Outubro Rosa, a Cedae Saúde irá realizar algumas palestras e orientações com o intuito de alertar, principalmente as mulheres, sobre o câncer de mama e HPV. Durante todo o mês, um mastologista estará disponível para consultas e dará as palestras às segundas e quartas pela manhã na sede da CEDAE, localizada na Avenida Presidente Vargas, 2655 – Centro, Rio de Janeiro. Além disso, uma enfermeira da Cedae Saúde irá ao longo do mês nas representações da Cedae Saúde demonstrar as orientações básicas para prevenir e identificar o câncer de mama.