Pare e pense o quanto a mente é importante para a gente

Pare e pense o quanto a mente é importante para a gente

A campanha Janeiro Branco tem o intuito de mostrar a importância de cuidar da saúde mental.

A campanha Janeiro Branco é considerada relativamente nova. Ela surgiu em 2014 por mobilização de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. Com a chegada de um novo ano, surgem os desejos de boa saúde e bem-estar, por isso, o objetivo é que o primeiro mês do ano incentive todas as pessoas e instituições sociais a refletir, debater e criar ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos.

 

A Campanha

Durante todo o mês, são realizados debates, reflexões, minipalestras, palestras-relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras ações e intervenções urbanas que tenham como finalidade colocar os temas de saúde mental e emocional em evidência, visando à prevenção e à conscientização sobre o adoecimento emocional e mental da humanidade.

A psicóloga Sônia de Oliveira ressalta que é importante ficarmos atentos aos sintomas: “alterações de humor, do sono, mudança significativa no conteúdo dos pensamentos, déficit de atenção, memória e concentração, alterações do comportamento, como impulsividade e agressividade, além de manifestação de sentimento de angústia, tristeza profunda, entre outros. Estes funcionam como indicadores de que existe algo de errado com a saúde psíquica do sujeito. Por isso, o autoconhecimento é muito importante; ele permite que o indivíduo perceba quando ele não está bem.”

 

Doenças Mentais

De acordo com a OMS, existem diversos transtornos mentais, que geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas. Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo, entre outros.

 

Prevenção:

  • Jamais se isole;
  • Consulte um médico regularmente;
  • Faça o tratamento terapêutico adequado;
  • Mantenha o físico e o intelectual ativos;
  • Pratique atividades físicas;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Reforce os laços familiares e de amizades.

 

Falar sobre saúde mental, infelizmente, ainda é um tabu, pois muitos ainda confundem problemas mentais com loucuras. Porém são coisas muito diferentes. É importante entender que os problemas que possivelmente surgirem não são frutos da imaginação, podem ser traumas vividos, separações, brigas, dificuldades consigo mesmo, entre outros fatores. O ponto principal é saber que existe cura. Se perceber que está apresentando sintomas, procure um clínico. Ele lhe encaminhará a um psicólogo e você entrará em uma grande jornada em prol da sua saúde mental.

 

Fonte:

Janeiro Branco

Ministério da Saúde