Remédio nem sempre é a solução.

Remédio nem sempre é a solução.

Procure um médico antes de iniciar um tratamento e evite a automedicação.

Se você está doente ou com alguns sintomas, tomar remédio talvez não resolva. Algumas medidas podem ajudar na cura de doenças, como dietas, exercícios físicos, repouso etc. Mas tudo isso deve ser feito após consultar um profissional da saúde, que saberá indicar o tratamento ideal para você.

A automedicação é um problema porque pode mascarar doenças graves. Dores de cabeça e no corpo, má digestão, enjoo e outros tipos de mal-estar podem ser mais sérios do que você pensa. Sem contar que todo medicamento possui efeitos colaterais. Por isso, é importante lembrar que medicamentos de venda livre (aqueles que não precisam de receita) não são necessariamente de consumo livre. Não tome remédios por conta própria nem por indicação de amigos ou parentes. Procure um médico, que irá te examinar e indicar o tratamento adequado.

Isso se aplica também aos suplementos. Quando você ingere mais vitaminas e sais minerais do que o seu corpo precisa, ele só absorve a quantidade necessária, eliminando o resto. Só que o excesso pode se transformar em pedras nos rins e na vesícula.

Seguir o prazo e a rotina prescritos pelo médico é mais uma ação importante. Todo mundo está sujeito a esquecer, por isso coloque lembretes para tomar seus remédios na hora indicada. Além disso, não interrompa nem prolongue o uso de medicamentos sem orientação médica. Isso pode comprometer o tratamento e a sua saúde.

Lembre-se: sua saúde depende primeiramente de você. Hábitos saudáveis podem ajudar na sua qualidade de vida, trazendo mais bem-estar e disposição.