Não calar o que angustia é preservar sua saúde mental e sua vida.

Não calar o que angustia é preservar sua saúde mental e sua vida.

Você não está sozinho. Tem sempre alguém pronto para ouvir e ajudar você.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) criou em 2015 o Setembro Amarelo, mês que tem como foco a prevenção ao suicídio por meio de uma campanha que incentiva a reflexão sobre a saúde mental e o que leva alguém a pensar em acabar com a própria vida.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em todo o mundo, 90% dos casos de suicídio correspondem a distúrbios mentais. No Brasil, 32 pessoas cometem suicídio por dia 1 pessoa a cada 40 minutos. No mundo, o cenário é ainda pior: 1 pessoa se suicida a cada 40 segundos.

As 3 principais causas do suicídio são:

  • Desespero
  • Desamparo
  • Desesperança

É importante também prestar atenção aos sinais típicos das pessoas com ideação suicida:

  • Sentem-se fracassadas
  • Sentem-se presas em suas vidas

Os jovens, especialmente os adolescentes, costumam não ser levados a sério em relação ao suicídio, o que é extremamente perigoso. O pedido de socorro pode ser explícito e devemos estar atentos a frases sinalizadoras como:

– “Eu preferia estar morto.”
– “Eu não posso fazer nada.”
– “Os outros vão ser mais felizes sem mim.”
– “Eu não aguento mais.”
– “Eu sou um perdedor e um peso pros outros.”

Os beneficiários da Cedae Saúde contam com a ajuda de especialistas em saúde mental para cuidar das suas emoções e pensamentos, mas qualquer pessoa pode prevenir gatilhos para o suicídio, tendo atitudes e hábitos simples como:

  • Vida social e atividades com amigos
  • Boa alimentação
  • Atividade física
  • Atividades que gosta
  • Yoga

Se você desconfiar que alguém próximo está pensando em suicídio, é preciso falar e ouvir sobre o assunto. Compreender as razões que levam a esse pensamento é uma das questões mais desafiadoras tanto para a área de saúde quanto para a sociedade. Ainda que o suicídio esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia, o diálogo aberto e sem julgamento é a melhor solução para evitar essa prática.

Os voluntários do CVV – Centro de Valorização da Vida são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por problemas e que têm o desejo de tirar a própria vida. Basta ligar, gratuitamente, para o telefone 188, que funciona 24 horas por dia. É possível também enviar um e-mail ou falar pelo chat do CVV, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

Fontes: Ministério da Saúde e CVV (Centro de Valorização da Vida).