Siga seu coração e cuide da sua pressão arterial.

Siga seu coração e cuide da sua pressão arterial.

Incentivar atitudes que combatem as doenças do coração é fundamental para promover o bem-estar.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de óbitos resultantes de hipertensão subiu nos últimos anos. De 2015 a 2019, os indicativos saltaram de, aproximadamente, 47 mil para 53 mil mortes. Além disso, a doença passou a ser prevalecente no público feminino.

Em 26 de abril, celebramos o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Esta data é de grande importância no nosso calendário, porque foi criada para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardíacas e a importância do tratamento.

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão é a elevação dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg , (14 por 9). O primeiro número é a pressão máxima, que corresponde à contração do coração; o segundo corresponde à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

Quais os sintomas?

A hipertensão costuma ser silenciosa, sendo necessário medi-la com frequência. Porém, fique atento aos seguintes sinais:

  • Tontura, falta de ar;
  • Palpitações;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Alteração na visão.

Como tratar?

Em muitos casos, a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada, inclusive sem envolver o uso obrigatório de medicamentos. Os especialistas nessa especialização clínica recomendam a manutenção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, boa alimentação, redução do consumo de sal e de alimentos ultraprocessados e não fumar, não ingerir bebida alcoólica em excesso, entre outras atitudes.

Fonte: Portal da Secretaria de Atenção Primária a Saúde (saude.gov.br)