Surto de sarampo: um alerta pode salvar sua vida.

Surto de sarampo: um alerta pode salvar sua vida.

Campanha de vacinação contra o sarampo.

No dia 1 de agosto, o estado do Rio de Janeiro entrou em alerta contra o sarampo. A ação preventiva partiu do Ministério da Saúde, que registrou, nos últimos 90 dias, 907 casos confirmados no Brasil. A doença é causada pelo vírus chamado Morbillivirus e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos.

A principal forma de prevenção é a vacinação. O Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, está realizando diversas ações para impedir a expansão da doença. A indicação é tomar a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), desde crianças de um ano de idade até adultos com 49 anos.

O Ministério da Saúde divulgou que devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de um ano que forem para municípios com surto ativo de sarampo. No estado do Rio, atualmente esses municípios são Rio de Janeiro, Paraty e Nilópolis. Em todo o Brasil, 43 cidades estão nessa situação, sendo possível encontrá-las no site oficial do Ministério da Saúde. Além da proteção, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

O sarampo é transmitido diretamente de pessoa para pessoa: pelo ar, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar ou falar. É uma doença contagiosa diagnosticada por vários sintomas, como febre, manchas no corpo, tosse seca e conjuntivite.

Verifique na sua carteira se você está com a vacinação em dia. Se tiver dúvidas, procure o posto de saúde mais próximo de sua localidade para se prevenir contra o sarampo.