Tenha prazer em cuidar de si mesmo.

O início de abril é marcado por duas datas importantes: o Dia da Atividade Física (06/04) e o Dia Mundial da Saúde (07/04). O objetivo é incentivar hábitos saudáveis, incluindo a redução da obesidade e do sedentarismo (a inatividade física).

Confira dicas de exercícios físicos e escolha o que mais te agrada.

Fazer exercícios físicos regularmente é uma forma de cuidar da sua saúde e prevenir uma série de doenças. A recomendação médica é de pelo menos 150 minutos semanais. Com isso, você reduz os riscos de doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabetes tipo II. Sem falar nos benefícios para quem sofre de ansiedade, depressão, artrite, artrose, insônia, entre outros. Os exercícios também colaboram para melhorar a circulação, a respiração, a postura, a autoestima e o condicionamento físico.

Cuidar da sua saúde fica mais fácil quando você faz o que gosta.

Escolha um tipo de dança, um esporte ou qualquer outra atividade que seja um prazer para você. E se o problema for motivação, uma boa companhia pode deixar tudo bem mais leve e divertido.

Confira algumas dicas da Cedae Saúde:

 

Caminhada

É uma atividade indicada para todos, porque não requer nenhum tipo de treinamento. Você pode caminhar no seu próprio ritmo, regulando a intensidade e a velocidade dos passos de acordo com o seu condicionamento. Pegue o seu fone de ouvido ou chame alguém para andar com você. Com uma boa companhia dá para fazer distâncias maiores sem nem perceber.

 

Corrida

A corrida é um exercício completo, que trabalha todos os músculos do corpo. Mas é preciso ter um bom condicionamento físico para não sobrecarregar o organismo. Para quem está iniciando, o ideal é fazer um percurso de caminhada e correr um pouco no final. Você pode começar correndo 100 metros e aumentar a distância gradativamente.

 

Ciclismo

Pedalar ajuda a trabalhar a musculatura das coxas e dos glúteos. Também combate a flacidez e melhora a circulação. Você pode estipular a distância, a velocidade e a marcha conforme o seu pique. Só tenha atenção à postura, ajustando o banco na altura da extensão das pernas para que a coluna fique reta e o abdômen um pouco contraído.

 

Natação

É considerado um dos esportes mais completos, porque trabalha todos os grupos musculares. A água faz com que o corpo sinta bem menos o impacto dos movimentos, deixando sua prática mais leve e relaxante. Além disso, melhora a respiração, a circulação sanguínea, a flexibilidade e alivia o estresse, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades.

 

Hidroginástica

Como a natação, tem a vantagem de ser praticada na água. É ideal para pessoas em recuperação de cirurgias que queiram retomar a prática de exercícios. Ajuda no fortalecimento muscular, das articulações dos joelhos, da coluna e correção postural. Também melhora a flexibilidade e favorece o relaxamento do corpo.

 

Musculação

É indicada para quem quer ganhar massa muscular. Para conseguir bons resultados, não precisa exagerar. E você só deve manter uma rotina de malhação acompanhada por uma alimentação rica em proteínas. Antes de começar a musculação, é importante fazer uma avaliação física e exames para verificar se é o melhor tipo de exercício para o seu corpo.

 

Dança

É uma atividade que mexe com todos os músculos do corpo indicada para todas as idades. Você só precisa escolher o estilo mais adequado ao seu gosto e às suas condições. Como existem inúmeros ritmos e possibilidades de coreografias, os profissionais podem adaptar os passos de acordo com as limitações dos alunos. O melhor de tudo: a dança é uma grande terapia, que faz bem ao corpo e também à mente.

 

Uma dica importante é carregar sempre uma garrafa de água para evitar a desidratação. Não se esqueça de manter uma boa alimentação e fazer exames regulares para saber como está a sua saúde. Uma escolha que tenha a ver com seu gosto, sua rotina e condição física pode melhorar sua qualidade de vida.