Um mês contra o câncer de mama

Um mês contra o câncer de mama

O Outubro Rosa foca na conscientização e prevenção do câncer mais perigoso entre as mulheres. A Cedae Saúde reforça o tema com palestras ao longo do mês.

Outubro é um mês importante para a saúde das mulheres. Esse período é dedicado ao “Outubro Rosa”, a campanha mundial de conscientização que tem como objetivo alertar sobre o câncer de mama. Pensando nisso, nossa área de Medicina Preventiva irá visitar as filiais da CEDAE ao longo do mês, a partir da primeira semana, realizando palestras e distribuindo materiais educativos para os beneficiários da CEDAE, Cedae Saúde e PRECE. No Brasil, campanhas sobre o tema acontecem desde 2002, mas foi instaurada por lei apenas em 2018. Ela é marcada pela iluminação, com a cor rosa, de monumentos e espaços famosos ao redor do mundo, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Torre Eiffel, em Paris (França).

A ideia é chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres no mundo – vale lembrar, porém, que homens também podem ser afetados, apesar de ser mais raro. Em 2021, estima-se que foram reportados 66 mil novos casos da doença no país. No ano anterior, foram 2,3 milhões de novos casos mundialmente, o que representa 24,5% de todos os tipos de novas neoplasias diagnosticadas em mulheres. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer em mulheres no Brasil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Para identificar a doença, é necessário o toque na região dos seios e a realização de exames periódicos de ultrassonografia e mamografia (indicado anualmente para mulheres acima de 40 anos de idade). Os sinais são:

– Caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor;
– Pele da mama avermelhada;
– Alterações no bico do mamilo;
– Saída espontânea de líquido;
– Aumento de uma das mamas;
– Pequenos nódulos no pescoço ou embaixo do braço.

Também há alguns fatores de risco que podem ocasionar o desenvolvimento da doença, tais como:

– Consumo excessivo de álcool;
– Histórico familiar de câncer de mama;
– Envelhecimento;
– Excesso de peso.

Apesar das altas taxas da doença, estudos indicam que o Outubro Rosa cumpre o seu papel de prevenir. De acordo com artigo publicado no jornal “Public Health in Practice”, em setembro, as buscas por mamografia aumentam 39% durante a campanha e nos meses seguintes. É importante haver essa consciência em toda a sociedade, pois a melhor maneira de evitar a doença é realizando os exames e o próprio toque. Veja como fazer o autoexame de mama, clicando aqui.

Para mais informações sobre o assunto, acesse aqui a cartilha do INCA. Consulte também o folheto que a Cedae Saúde preparou especialmente para você.

Fique atenta ao seu corpo e marque uma consulta com seu médico de confiança. A prevenção é sempre a melhor escolha.