Um mês para valorizar a vida

Um mês para valorizar a vida

O Setembro Amarelo é uma das maiores campanhas de prevenção de suicídio do mundo

Mais um mês se inicia, mas esse em específico é um pouco diferente. Você sabe o porquê? Junto com ele temos o Setembro Amarelo, campanha iniciada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para a prevenção do suicídio e atenção à saúde mental. É uma das maiores iniciativas sobre o tema no mundo, seguindo a linha do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado anualmente, em 10 de setembro.

E combater o suicídio é um dever de todos, mas também é uma tarefa árdua. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019 foram notificados 700 mil pelo mundo, sendo que no Brasil foram registrados pelo menos 14 mil. Mais pessoas morrem assim do que por HIV, malária ou câncer de mama, e mesmo assim apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia de prevenção.

Pensando nessa estratégia, o tema da edição 2022 do Setembro Amarelo se chama “A vida é melhor escolha”, e ela tem como dever quebrar um grande tabu: a busca por ajuda. A maioria dos casos de suicídio estão ligados a doenças mentais não tratadas ou sequer diagnosticadas. Logo, a campanha visa incentivar essa rede de conexão para que um possa ajudar o outro. Aliás, cuidar da saúde mental é um dos maiores desafios da atualidade, pois muitos não sabem a importância de pequenas ações do dia a dia para o bem-estar.

Algumas dicas de como cuidar da saúde mental são:

– Adotar uma alimentação saudável e equilibrada.
– Praticar exercícios físicos.
– Investir em um sono de qualidade.
– Fazer sessões de psicoterapia.
– Tirar um tempo para cuidar de si, com hobbies, por exemplo.

Valorizar a vida segue sendo a principal diretriz do Setembro Amarelo. Para além disso, incentivar hábitos que proporcionem mais qualidade de vida para as pessoas e gerar diálogo, mostrando que a mente não precisa ser tabu. Se você sente a necessidade de conversar com alguém sobre os temas mencionados, não espere e procure um profissional de sua confiança.