Uma data para você se mexer e também controlar sua alimentação.

Uma data para você se mexer e também controlar sua alimentação.

Dia Internacional do Diabético.

Anualmente, em 27 de junho é comemorado o Dia Internacional do Diabético. A ideia é conscientizar todos sobre como agir quando já se tem a doença e como fazer para evitá-la no dia a dia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 90% das pessoas que possuem a doença tem o tipo 2, que é a “diabetes adquirida”. Ela surge quando o organismo apresenta dificuldades para utilizar a insulina produzida de forma adequada ou para produzir a quantidade necessária para controlar a taxa de glicemia. Ou seja, o corpo não consegue mais transformar de forma ideal a glicose em fonte de energia.

Existe um estágio chamado pré-diabetes, quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas não tão altos para um diagnóstico de diabetes tipo 2. É importante você saber caso esteja nessa condição porque ela é a única etapa em que ainda é possível retardar a evolução para a doença.

A má alimentação e a falta de exercícios físicos podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de diabetes. O excesso de refrigerantes, açúcares, carboidratos, alimentos industrializados e ricos em gordura influencia na elevação da taxa de glicose.

Infelizmente, a diabetes ainda não tem cura, mas existem vários tratamentos disponíveis que podem melhorar a qualidade de vida para o paciente portador. Além disso, alguns hábitos podem proporcionar bem-estar e colaborar para a saúde do diabético e também do pré-diabético, evitando que desenvolva a doença. São coisas simples, como uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos. Procure orientação médica para montar uma rotina sadia e adequada ao seu estilo de vida.