Cedae Saúde no Outubro Rosa: um toque de amor pela vida

Cedae Saúde no Outubro Rosa: um toque de amor pela vida

Iniciativa mundial lembra a necessidade de conscientização sobre o assunto. No Brasil, previsão para o triênio 2020-2022 é preocupante, mas com autocuidado e tratamento é possível vencer a doença.

Estamos no Outubro Rosa, mês que traz um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2018.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama, formando um tumor. A doença não tem somente uma causa e a idade é um dos mais importantes fatores de risco (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outras causas que aumentam o risco são: fatores ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal, fatores genéticos e hereditários.

Prevenção

Aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Sintomas

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

 

Diagnóstico

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para isso, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados (mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética). Porém a confirmação diagnóstica só é feita por meio da biópsia, que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.

 

Tratamento

Muitos avanços vêm ocorrendo no tratamento do câncer de mama. Hoje existe mais conhecimento sobre as formas de apresentação da doença. O tratamento depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

 

Estatísticas

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras. Para o Brasil, estimam-se 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Esse número corresponde a um risco estimado de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.

Porém com autoconhecimento e uma rotina saudável, que inclua autocuidado e consultas médicas, é possível detectar e tratar a doença de forma precoce e segura. Faça seus exames preventivos com frequência e notifique seu médico caso perceba algum desses sintomas. A causa é de todos e a Cedae Saúde abraça o Outubro Rosa de peito aberto.

 

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)