Programas de Saúde

Programas de Saúde

A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu, num processo que envolveu ativamente a sociedade civil e seus mais de 193 Estados Membros, um conjunto de metas globais conhecidas como ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). As 17 metas definidas abrangem temas amplos e estratégicos para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e humano. Especificamente a ODS 3, preconiza a promoção de saúde e bem-estar para todos alcançarmos uma vida saudável. Os programas de saúde gerenciados pela Medicina Preventiva da Cedae Saúde se inserem dentro desta perspectiva de  proporcionar uma linha de cuidado, acolhimento e acompanhamento à saúde dos nossos beneficiários.

 

Programa de Hipertensão: 

 A Hipertensão acomete grande parte da população, independente de idade, classe social ou condição financeira e, se não tratada, aumenta consideravelmente o risco para doenças cardiovasculares como Infarto e AVC’s (acidente vascular cerebral), impactando diretamente na qualidade de vida dos indivíduos e afasta do cenário laboral. Para controle e acompanhamento de todos os funcionários ativos já diagnosticados, foi criado o Programa de Hipertensão.

Dentre os objetivos do Programa podemos elencar:

  • Reduzir fatores de risco;
  • Prevenir a progressão da doença para maior gravidade:  AVC’s, Infarto agudo do Miocárdio;
  • Acompanhamento e monitoramento por equipe multidisciplinar;
  • Acessibilidade à compra de medicamentos de acordo com a prescrição médica, no Programa FIDELIZE.

 

Programa Diabetes Mellitus:

A incidência de Diabetes teve um aumento significativo na última década, tornando-se um sério problema de saúde pública. Esse número crescente em diagnósticos deve-se a interação de alguns fatores como: estilo de vida sedentário, dietas não saudáveis, obesidade, pré-disposição genética entre outros. As complicações decorrentes do Diabetes impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. Para controle e acompanhamento de todos os funcionários ativos já diagnosticados, foi criado o Programa de Diabetes.

Dentre os objetivos do Programa podemos elencar:

  • Reduzir fatores de risco
  • Prevenir a progressão da doença para evitar complicações de maior gravidade ((retinopatia diabética, doenças vasculares, pé diabético, amputações, quadros infecciosos de repetição…)
  • Acompanhamento e monitoramento por equipe multidisciplinar
  • Acessibilidade à compra de medicamentos de acordo com a prescrição médica, no Programa FIDELIZE.

 

Programa FIDELIZE: 

Além de proporcionarmos todo tratamento, acompanhamento e monitoramento através de equipe multidisciplinar, disponibilizamos também o benefício farmácia que oferece um saldo de até R$500,00 (quinhentos reais) para compra de medicamentos relacionados ao quadro crônico. Atualmente temos mais de 1.600 medicamentos cobertos pelo programa FIDELIZE numa parceria de mais de duas décadas com as Drogarias Pacheco que possui lojas espalhadas por todo o território do Rio de Janeiro.

Importante ressaltar que este benefício é rigorosamente revisado e atualizado pela equipe multidisciplinar que avalia, caso a caso, a necessidade de cada medicação para o controle dos quadros crônicos (Hipertensão e Diabetes).

 

Programa de Reeducação Alimentar: 

 O Programa de Reeducação Alimentar é voltado para todos os funcionários ativos com sobrepeso ou obesidade, cujo objetivo é conscientizá-los sobre a importância na mudança de hábitos alimentares inadequados e no estilo de vida.  Para garantir maior adesão ao programa, realizamos o acompanhamento, monitoramento e o encaminhamento do paciente aos profissionais necessários, garantindo assim, melhora na qualidade de vida e consequente redução do peso corporal.

 

Programa Equilíbrio Emocional:  

A Medicina Preventiva traz através de seu programa de Equilíbrio Emocional a possibilidade de atendimento e tratamento psicológico para auxiliar os beneficiários a lidar com situações de crise apresentadas no decorrer da vida e demais situações extremas como estresse, crises de ansiedade e depressão. O programa é destinado aos funcionários ativos da CEDAE, Prece e CEDAE Saúde que necessitem de acompanhamento profissional. A atuação preventiva resulta no tratamento do indivíduo de forma holística, corpo e mente, resultando na melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Além do suporte adequado, também serão realizados campanhas, eventos e encontros com o fim de conscientizar sobre temas pertinentes à saúde mental.

Caso queira entender mais sobre os programas oferecidos pela Cedae Saúde, entrem em contato com a nossa equipe da Medicina Preventiva pelos canais apresentados abaixo e saiba como fazer parte.

(21) 2126-7166/ 7199

saude.preventiva@cedaesaude.org.br