Programas de Saúde

Programas de Saúde

A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu, num processo que envolveu ativamente a sociedade civil e seus mais de 193 Estados Membros, um conjunto de metas globais conhecidas como ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). As 17 metas definidas abrangem temas amplos e estratégicos para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e humano. Especificamente a ODS 3, preconiza a promoção de saúde e bem-estar para todos alcançarmos uma vida saudável. Os programas de saúde gerenciados pela Medicina Preventiva da Cedae Saúde se inserem dentro desta perspectiva de  proporcionar uma linha de cuidado, acolhimento e acompanhamento à saúde dos nossos beneficiários.

 

Programa de Hipertensão: 

 A Hipertensão acomete grande parte da população, independente de idade, classe social ou condição financeira e, se não tratada, aumenta consideravelmente o risco para doenças cardiovasculares como Infarto e AVC’s (acidente vascular cerebral), impactando diretamente na qualidade de vida dos indivíduos e afasta do cenário laboral. Para controle e acompanhamento de todos os funcionários ativos já diagnosticados, foi criado o Programa de Hipertensão.

Dentre os objetivos do Programa podemos elencar:

  • Reduzir fatores de risco;
  • Prevenir a progressão da doença para maior gravidade:  AVC’s, Infarto agudo do Miocárdio;
  • Acompanhamento e monitoramento por equipe multidisciplinar;
  • Acessibilidade à compra de medicamentos de acordo com a prescrição médica, no Programa FIDELIZE.

 

Programa Diabetes Mellitus:

A incidência de Diabetes teve um aumento significativo na última década, tornando-se um sério problema de saúde pública. Esse número crescente em diagnósticos deve-se a interação de alguns fatores como: estilo de vida sedentário, dietas não saudáveis, obesidade, pré-disposição genética entre outros. As complicações decorrentes do Diabetes impactam diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. Para controle e acompanhamento de todos os funcionários ativos já diagnosticados, foi criado o Programa de Diabetes.

Dentre os objetivos do Programa podemos elencar:

  • Reduzir fatores de risco
  • Prevenir a progressão da doença para evitar complicações de maior gravidade ((retinopatia diabética, doenças vasculares, pé diabético, amputações, quadros infecciosos de repetição…)
  • Acompanhamento e monitoramento por equipe multidisciplinar
  • Acessibilidade à compra de medicamentos de acordo com a prescrição médica, no Programa FIDELIZE.

 

Programa FIDELIZE: 

Além de proporcionarmos todo tratamento, acompanhamento e monitoramento através de equipe multidisciplinar, disponibilizamos também o benefício farmácia que oferece um saldo de até R$500,00 (quinhentos reais) para compra de medicamentos relacionados ao quadro crônico. Atualmente temos mais de 1.600 medicamentos cobertos pelo programa FIDELIZE numa parceria de mais de duas décadas com as Drogarias Pacheco que possui lojas espalhadas por todo o território do Rio de Janeiro.

Importante ressaltar que este benefício é rigorosamente revisado e atualizado pela equipe multidisciplinar que avalia, caso a caso, a necessidade de cada medicação para o controle dos quadros crônicos (Hipertensão e Diabetes).

 

Programa de Reeducação Alimentar: 

 O Programa de Reeducação Alimentar é voltado para todos os funcionários ativos com sobrepeso ou obesidade, cujo objetivo é conscientizá-los sobre a importância na mudança de hábitos alimentares inadequados e no estilo de vida.  Para garantir maior adesão ao programa, realizamos o acompanhamento, monitoramento e o encaminhamento do paciente aos profissionais necessários, garantindo assim, melhora na qualidade de vida e consequente redução do peso corporal.

 

Programa de Cirurgia Bariátrica: 

 O Programa de Cirurgia Bariátrica tem como proposta de atuar nos quadros elegíveis à Cirurgia Bariátrica no acolhimento e acompanhamento dos beneficiários como forma de reduzir a incidência de cirurgias, em casos em que ainda seriam possíveis outras condutas terapêuticas, cumprindo assim, o caráter preventivo do cuidado através do acompanhamento, monitoramento e orientação da equipe multidisciplinar.

No entanto, para os casos em que a indicação cirúrgica for necessária, disponibilizamos todo o acompanhamento definido pelo Protocolo de Cirurgia Bariátrica, oferecendo, sem custo de coparticipação, as consultas e exames requeridos no período pré e pós-cirúrgico. Além disso, disponibilizamos acompanhamento multidisciplinar no período pós cirúrgico por 12 meses, pois entendemos a importância desse acolhimento para se obter sucesso no processo cirúrgico a curto e a longo prazo.

 

Programa de Postura: 

 O programa tem por objetivo proporcionar tratamento conservador para as patologias de coluna, através de médicos e fisioterapeutas, melhorando a qualidade de vida, evitando intervenções cirúrgicas que em muitos casos não são resolutivas em definitivo, e desta forma, contendo gastos evitáveis.

Destina-se a todos os funcionários ativos que apresentem dor, limitações ou incômodo na coluna, que sejam acompanhados por profissional ortopedista e/ou com encaminhamento para neurocirurgia e que disponham de laudo de exame de imagem que comprove a patologia.

De acordo com a classificação individual de risco, são determinadas a periodicidade das consultas e do monitoramento realizado por nossa equipe multidisciplinar.

Assim como nos demais programas, todas as consultas e exames realizados, não tem cobrança de coparticipação.

 

Programa Saúde Mental:  

O direito à saúde mental é um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal, para assegurar bem-estar mental, integridade psíquica e pleno desenvolvimento intelectual e emocional.

Segundo dados da OMS, as doenças de transtorno mental atualmente estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, sendo assim a atuação preventiva resulta na diminuição do absenteísmo e em consequente melhor qualidade de vida para o indivíduo.

A Medicina Preventiva traz através de seu programa de Equilíbrio Emocional a possibilidade de atendimento e tratamento psicológico para auxiliar os beneficiários a lidar com situações de crise apresentadas no decorrer da vida e demais situações extremas como estresse, crises de ansiedade e depressão. O programa é destinado aos funcionários ativos da CEDAE, Prece e CEDAE Saúde que necessitem de acompanhamento profissional. Vale ressaltar que assim como os demais programas, não há cobrança de coparticipação.

Além do suporte adequado, também serão realizados campanhas, eventos e encontros com o fim de conscientizar sobre temas pertinentes à saúde mental.