A Palavra do Doutor

Ações da Cedae Saúde no mês de Janeiro

Ao longo do mês de janeiro, a Cedae Saúde vivenciou momentos relevantes em suas iniciativas voltadas ao bem-estar dos colaboradores. Em sintonia com a campanha “Janeiro Branco”, dedicada à conscientização sobre a saúde mental e em parceria com a Cedae, inovamos ao promover sessões de terapia em grupos mediadas por psicólogos.

Essas ocorreram nos local de trabalho em dois encontros semanais. A proposta busca estimular o autoconhecimento, ressaltando a importância do cuidado com a saúde mental e incentivando a busca por ajuda profissional, se necessário.

Além disso, a equipe de Saúde Preventiva da Cedae Saúde organizou um evento crucial no dia 22/01, no Prédio Sede, com o intuito de alertar, conscientizar e orientar os colaboradores sobre a prevenção da Dengue. Por meio de um cenário lúdico, a atividade demonstrou possíveis criadouros do mosquito, oferecendo orientações sobre a redução da possibilidade de contágio. Foram abordados, ainda, sinais e sintomas da doença, ressaltando a importância de evitar a automedicação.

Com foco na saúde e segurança dos trabalhadores, a Cedae Saúde disponibilizará a vacina contra a Dengue (QDENG) a partir da próxima semana. Essa iniciativa surge em um cenário de aumento progressivo nos casos de Dengue em todo o país, registrando mais de 1,6 milhões de casos e 1053 óbitos em 2023. Fatores como a variação climática, o aumento das chuvas e a circulação de um novo sorotipo do vírus contribuem para esse cenário alarmante.

Diante desse quadro, a Cedae Saúde, em parceria com a Cedae, reforça seu compromisso em realizar campanhas de conscientização e medidas de prevenção para minimizar o número de casos e agravos decorrentes da doença. O objetivo é alcançar o maior número possível de colaboradores, oferecendo orientações abrangentes sobre a eliminação de criadouros de mosquitos, a vigilância de sinais e sintomas da doença e a importância de evitar a automedicação.

Acredita-se que, ao adotar essas medidas proativas, a empresa está contribuindo efetivamente para evitar que o mosquito Aedes Aegypti se torne uma ameaça em seu ambiente. O combate a essa doença é uma responsabilidade compartilhada por cada um de nós!