Programas de Saúde

 

Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e Programa de Prevenção Global para o Idoso (PGI)

A Cedae Saúde atende hoje cerca de 11.300 pessoas acima de 60 anos, o que representa 40% dos seus associados. Foi pensando no bem-estar deles que a Cedae Saúde criou o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) e o Programa de Prevenção Global para o Idoso (PGI).

PAD e PGI são programas de assistência médica domiciliar que têm como foco principal a prevenção e o acompanhamento de pacientes que possuem restrições de movimentação, necessitando da ajuda de terceiros para desempenhar atividades diárias.

O objetivo do PGI é aumentar o tempo de permanência dos idosos no convívio familiar. O ambiente hospitalar, por mais equipado que seja, não favorece a recuperação, pois muitas vezes gera depressão, além de existir o risco de infecção hospitalar. É muito importante a conscientização dos familiares nos cuidados básicos com o paciente, pois podem evitar uma possível reinternação.

O ingresso nos Programas é feito por recomendação dos médicos internistas e das assistentes sociais ou por contato da família solicitante.

 

PROPAD – Programa de Prevenção ao Álcool e Outras Drogas

Realizado desde 1993, o Programa de Prevenção ao Alcoolismo e outras Drogas (PROPAD) é destinado, exclusivamente, aos empregados ativos e extraquadro da CEDAE, e empregados ativos da Cedae Saúde e Prece. A equipe do PROPAD é composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem.

O Programa tem como objetivos prevenir o consumo abusivo de drogas lícitas e ilícitas junto aos empregados da Cedae, Cedae Saúde e Prece, promover recuperação dos portadores de dependência química, melhorar o desempenho profissional e a qualidade de vida dos empregados.

O empregado que apresentar algum problema relacionado ao álcool e/ou outras drogas poderá participar do PROPAD mediante o encaminhamento da sua chefia ou gerência à Medicina do Trabalho ou ao Serviço Social da Cedae, que, após análise, direcionará o empregado à Cedae Saúde.

Na Cedae Saúde, o médico e a assistente social farão uma avaliação detalhada e, conforme a necessidade constatada, será proposto ao empregado e seus familiares o plano de tratamento para inclusão no PROPAD.

 

Programa de Hipertensão Arterial – PHA

Destina-se aos empregados ativos e extraquadro da Cedae, e empregados ativos da Cedae Saúde e Prece. O objetivo é promover a saúde através de um controle contínuo da pressão arterial e evitar uma série de problemas decorrentes dessa ‘doença silenciosa’.

 

Para ingressar no PHA, os interessados devem entrar em contato com o Plano e apresentar receita atualizada do cardiologista ou endocrinologista à Gerência Médico-Social da Cedae Saúde no dia da adesão.


 

Programa de Diabetes

A CEDAE SAÚDE desenvolve um programa para os portadores de DIABETES, voltado exclusivamente aos empregados ativos e extraquadro da CEDAE, e empregados ativos da CEDAE SAÚDE e PRECE.

Os interessados em participar do Programa devem apresentar à Gerência Médico-Social da CEDAE SAÚDE uma declaração do endocrinologista ou o resultado de um exame que comprove o diagnóstico de diabetes.

 

Programa de Reeducação Alimentar

O programa de Reeducação Alimentar da Cedae Saúde é coordenado pela Gerência Médico-Social da empresa. Os empregados ativos e extraquadros da Cedae, e empregados ativos da Cedae Saúde e Prece poderão participar do Programa a partir de um processo seletivo com base em dados ligados ao IMC (Índice de Massa Corporal) e à presença de problemas de saúde ligados à alimentação e/ou ao peso. O objetivo é beneficiar um grande número de pessoas, propiciando mais qualidade de vida pela promoção de saúde através de uma alimentação adequada.

Os participantes farão parte de grupos reduzidos, de até 20 pessoas, que serão formados a cada dois meses para acompanhamento nutricional e psicológico.

As reuniões dos grupos serão realizadas na sede da Cedae Saúde e/ou da Cedae, e consistirão em encontros quinzenais para os grupos selecionados com profissionais de nutrição e psicologia, alternadamente. O suporte psicológico é obrigatório e semanal no consultório do profissional indicado. As consultas nutricionais individuais ocorrerão quinzenalmente.

O primeiro passo para o sucesso do Programa é a conscientização do indivíduo de sua responsabilidade pessoal no processo de modificação em sua rotina alimentar para obtenção de resultados positivos.

Mesmo se tratando de um programa totalmente gratuito, a equipe organizadora ressalta a importância de um comprometimento efetivo dos participantes para que resultados positivos sejam alcançados.